Time Judô Rio terá três atletas no Mundial Sub-18 que começa nesta quarta-feira

Victor Hugo da Silva (50kg/Umbra-Vasco da Gama) e Renzo Machado (55kg/Instituto Reação) lutam logo no primeiro dia, enquanto Ana Soares (+70kg/Instituto Reação) competirá no próximo sábado

O Time Judô Rio estará representado em mais uma importante competição internacional. O Campeonato Mundial Sub-18, que será disputado a partir desta quarta-feira, 23, até o próximo domingo, 28, em Zagreb, capital da Croácia. O Brasil terá um time de 19 atletas, entre eles três filiados à FJERJ, sendo um da Umbra-Vasco e dois do Instituto Reação. Victor Hugo da Silva (50kg/Umbra-Vasco da Gama) e Renzo Machado (55kg/Instituto Reação) lutam logo no primeiro dia, enquanto Ana Soares (+70kg/Instituto Reação) competirá no próximo sábado.

“Em 2022, tendo em vista a pandemia, fomos apenas ao Campeonato Mundial. Já neste ano, com a retomada da participação no Circuito Mundial com o Sub-18, a comissão técnica teve a possibilidade de avaliar os atletas em ambiente internacional nos dois estágios que participamos. A equipe apresentou boas participações na Europa e, desta forma, o resultado e desempenho internacional foram os critérios determinantes para a convocação”, disse José Olívio, técnico da Seleção Sub-18.

A Seleção conquistou 11 medalhas nas duas competições internacionais que participou em 2023. Na Copa Europeia de Teplice, na República Tcheca, foram duas pratas e quatro bronzes. Apesar de não terem medalhado, Ana Gabrielle Soares (+70kg/Instituto Reação) ficou na 5ª colocação, e Victor Hugo da Silva (50kg/Umbra-Vasco), em 5º. Na etapa de Bielsko-Biala, na Polônia, foram um ouro, uma prata de Victor Hugo e três bronzes. Renzo Machado (55kg/Instituto Reação) também foi bem nessa competição, ficando na 5ª colocação.

“Ter participado no Circuito foi muito importante pela experiência.  A maioria dos atletas que vão estar no Mundial também rodam nas competições internacionais. Então, acaba que eu consigo conhecer bastante deles por ter feito essas competições. Minha preparação para o Mundial foi com treinos muito fortes no Reação e procurei estudar bastante os adversários que medalharam no Circuito. O Mundial só vai ter luta dura desde o início, mas sei que sou capaz, que posso chegar forte e a minha expectativa é trazer uma medalha”, disse Renzo.

“A minha preparação foi muito forte e muito boa. Eu tive duas experiências nos estágios internacionais de Teplice e Biseko Biala, conheci grande parte dos atletas que estariam aqui. Então, pude pensar em estratégias para conseguir vencê-los e buscar uma medalha”, analisou Victor Hugo. “Estou confiante e ansioso para lutar. É meu primeiro Campeonato Mundial e sinto que dei meu melhor na preparação para chegar até aqui e conquistar um bom resultado”.

Os atletas destacaram a importância de ter verdadeiros faixas-pretas como senseis, os orientando na preparação para a competição mais importante da classe.

“Durante todo o caminho até aqui tive apoio de toda a minha equipe Umbra/Vasco, da Sensei Soraya, que acredita muito em mim, do Sensei Fabrício e, inclusive, do Deco, que é um dos que viajou comigo para os estágios internacionais, me orientando. Isso me deu muita confiança pra competir bem”, contou Victor.

“Ter faixas-pretas de verdade nessa preparação foi muito importante. Não só na parte técnica, no judô em si, mas também na parte mental. Eu converso bastante com eles que estão envolvidos nas competições oficiais há muito tempo e eles me ajudaram bastante nisso”, completou Machado.

O Mundial Juvenil tem como característica revelar grandes nomes do judô e, para muitos atletas, serve como um importante passo no cenário internacional. Entre os medalhistas brasileiros na competição, estão Beatriz Souza, bronze em 2018 e atualmente 3x medalhista mundial no Sênior, Samanta Soares (bronze/2009), Michael Marcelino (bronze/2015), Gabriella Mantena (prata/2017) e Millena Silva (prata/2017), campeões das últimas Seletivas Nacionais e atuais integrantes da Seleção Brasileira de Judô.

Em 2022, o Time Judô Rio contribui com o Brasil no quadro de medalhas com a prata de Gabriel Santos (+90kg/Instituto Reação). A outra medalha verde-amarela foi de Bianca Reis, no peso leve feminino (-57kg). Eles fazem parte do grupo de 26 medalhistas do país na competição, que teve sua primeira edição em 2009.

Confira abaixo a convocação brasileira para o Mundial Sub-18 de 2023:

Equipe Masculina
50kg — Lucas Yamamoto (Omega Academia/FPJ-SP)
50kg — Victor Hugo da Silva (Umbra/Vasco da Gama/FJERJ-RJ)
55kg — Renzo Machado (Instituto Reação/FJERJ-RJ)
55kg — Samuel Silva (Academia Corpo e Arte/FEMEJU-DF)
60kg — Bruno Nóbrega (E.C. Pinheiros/FPJ-SP)
60kg — João Lira (Sociedade Morgenau/FPRJ-PR)
66kg — Antônio Rocha (Academia Monte Branco/FMJ-MA)
81kg — Lucas Ribeiro (Paineiras do Morumby/FPJ-SP)
90kg — Alexandre Albano II (Instituto Nintai/FPRJ/PR)
+90kg — Luís Antônio de Oliveira (Judô e Movimento/FSJ-SE)

Equipe Feminina
44kg — Sarah Mendes (Sogipa/FGJ-RS)
44kg — Clarice Ribeiro (Minas Tênis Clube/FMJ-MG)
48kg — Nycolly Carneiro (AABB Curitiba/FPRJ-PR)
48kg — Nicole Rodrigues (Espaço Marques Guiness/FEMEJU-DF)
52kg — Rafaela Rodrigues (E.C. Pinheiros/FPJ-SP)
57kg — Eduarda Bastos (SESI-SP/FPJ-SP)
63kg — Sophia Câmara (Espaço Marques Guiness/FEMEJU-DF)
+70kg — Ana Soares (Instituto Reação/FJERJ-RJ)
+70kg — Dandara Camilo (S.E. Palmeiras/FPJ-SP)

Programação
Quarta-feira (23/08) — F (-40kg; -44kg) e M (-50kg; -55kg)
Quinta-feira (24/08) — F (-48kg; -52kg) e M (-60kg; -66kg)
Sexta-feira (25/08) — F (-57kg; -63kg) e M (-73kg; -81kg)
Sábado (26/08) — F (-70kg; +70kg) e M (-90kg; +90kg)
Domingo (27/08) — Equipes Mistas

Horários:
Preliminares — a definir
Finais — 11h (horário de Brasília)

Transmissão ao vivo: Judo TV

Deixe uma resposta