Gabriel Santos conquista a prata no Campeonato Mundial Sub-18

Aos 16 anos, peso pesado do Instituto Reação levou Time Judô Rio ao pódio em Sarajevo após grande jornada

* por Diano Massarani

Em uma jornada que beirou a perfeição, o peso pesado Gabriel Santos (Instituto Reação) conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial Sub-18 neste sábado, 27 de agosto, em Sarajevo, Bósnia e Herzegovina.

A caminhada de Gabriel que levou o Time Judô Rio ao pódio começou avassaladora, com três vitórias seguidas por ippon, todas elas em menos de 30 segundos, contra Isaac Zucker (Estados Unidos), Libasse Ndiaye (Senegal) e Janis Strazdins (Letônia). Na semifinal, diante de Bogdan Petre (Romênia), o triunfo veio com dois waza-aris. A luta decisiva foi com John Jr Messe Bessong (Canadá) e Gabriel estava muito próximo da medalha de ouro, com dois shidos de vantagem, mas sofreu um ippon e terminou com a prata, sua primeira grande láurea internacional.

“Estou muito feliz pelo resultado. Dei o meu melhor lá dentro e alcancei o objetivo que tinha. Definitivamente apresentei o meu melhor desempenho até hoje aqui no Mundial”, contou o judoca, de apenas 16 anos, que ganhou a segunda medalha para a seleção brasileira na competição, se somando a Bianca Reis (57Kg).

Além de Gabriel Santos, o Time Judô Rio esteve representado por outros cinco atletas no Mundial Sub-18, cujas competições individuais começaram na última quarta-feira: Mariana Nunes (48kg/Instituto Reação), Ana Soares (+70kg/Instituto Reação), Antônio Medeiros Neto (73kg/Instituto Reação), Matheus Guimarães (81kg/Instituto Reação) e Jesse James Barbosa (90kg/UMBRA-Vasco). Destaques para Antônio Medeiros Neto e Jesse James Barbosa, que ficaram a uma luta de ganhar a medalha de bronze, tendo terminado na 5ª colocação.

Neste domingo, 28, a capital da Bósnia e Herzegovina sediará o Mundial Sub-18 por equipes mistas. A seleção brasileira conta com 10 integrantes, entre eles Mariana Nunes (48kg), Ana Soares (+63kg), Matheus Guimarães (81kg/Instituto Reação) e Gabriel Santos (+90kg). Os combates serão transmitidos pelo site da IJF (International Judo Federation), com as preliminares iniciando às 7h e as finais, às 11h de Brasília.

Deixe uma resposta