Pedro Medeiros x Gabriel Falcão: uma rivalidade que só faz crescer

Destaques da nova geração do Time Judô Rio têm protagonizado duelos acirrados nesta temporada em eventos estaduais e nacionais. E o segundo semestre promete ainda mais!

* por Diano Massarani

Nada melhor para um judoca do que dominar completamente sua categoria e conquistar medalhas atrás de medalhas sem muitas dificuldades, certo? Negativo. Pelo menos não é essa a opinião de Gabriel Falcão e Pedro Medeiros, dois destaques da nova geração do Time Judô Rio que têm protagonizado disputas acirradas na categoria até 73Kg em competições estaduais e nacionais nesta temporada de 2022.

Atleta do Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, Pedro Medeiros ressalta que a rivalidade com Gabriel Falcão existe apenas dentro dos tatames e que é um fator que o motiva no dia a dia de treinamentos: “A presença de um adversário como o Gabriel é de grande importância e me faz evoluir.  Nossa categoria está bem forte e atletas de alto nível fazem com que eu treine muito mais”. Por sua vez, ao comentar sobre essa rivalidade esportiva, Gabriel Falcão, do Judô Comunitário Instituto Reação, lembrou até dos ensinamentos do pioneiro da história do judô: “O adversário é um parceiro necessário ao progresso, já dizia Jigoro Kano. Em toda a minha base nunca tive vida fácil. E prefiro assim, pois o nível de dificuldade nos leva à evolução constante. Por isso, ter um adversário como o Pedro dentro de casa é um presente para mim e coloca meu judô em constante evolução”.

Nesta temporada de 2022, eles já se enfrentaram em 7 oportunidades, com 4 vitórias para Pedro Medeiros e 3 para Gabriel Falcão. Pelo Circuito Estadual da FJERJ, Pedro ganhou a final do Torneio de Abertura e Gabriel, a do Torneio Inter-Regional. Com isso, eles precisaram se enfrentar em uma melhor de 3 para decidir quem representaria o Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro Sênior. Nessa Seletiva, Pedro venceu por 2 a 1 e abriu o caminho para a conquista da medalha de prata no Brasileiro Sênior. As competições nacionais também apontam o equilíbrio. Pedro Medeiros levou a melhor na final do Campeonato Brasileiro da Região III, enquanto Gabriel Falcão saiu vitorioso no confronto pelo Aberto Nacional Sub-23, quando terminou com a prata (Pedro ficou com o bronze nesta competição).

Com tantos embates assim, e com o adicional de que sempre valem medalhas e/ou classificação para outros eventos relevantes, não surpreende que os dois judocas dediquem parte de seus treinamentos um ao outro. “O judô é cheio de estratégias. O Pedro é cachoto e eu sou destro. Só aí já tenho muito a estudar, pois esta não é uma condição comum. Vejo tudo isso como oportunidade para evoluir e estar pronto na hora certa”, comentou Gabriel Falcão. Na mesma linha, Pedro Medeiros não esconde que a rivalidade também molda seus treinamentos: “O Gabriel é um atleta muito explosivo e forte. Eu trabalho bastante treino técnico em cima das características que podem acontecer nos nossos confrontos”. Vale acrescentar que Pedro e Gabriel também têm a oportunidade de conhecer mais o estilo um do outro nos Treinamentos Estaduais organizados pela FJERJ, como o que ocorreu no dia 4 de junho. 

O sucesso de Gabriel Falcão, 18 anos, e Pedro Medeiros, 21 anos, não é de hoje, e ambos já chamam a atenção em nível nacional há algum tempo. Um pequeno exemplo neste sentido é que na Copa Brasil Interclubes de 2021 Gabriel recebeu o prêmio “Ippon de Ouro” e Pedro foi eleito o atleta revelação da competição. No ranking brasileiro da categoria até 73Kg, Gabriel é o atual número 1 e Pedro ocupa a 5ª colocação. Inclusive, o Rio de Janeiro é o único Estado com dois representantes entre os 5 primeiros ranqueados nesta categoria, fato que contribui para elevar o nível das disputas entre eles. Neste momento da temporada, ambos estão satisfeitos com os resultados alcançados, mas querem muito mais nos eventos que virão no segundo semestre, como a 16ª edição da Copa Rio Internacional de Judô, de 22 a 24 de julho.

Para aqueles que acompanham de perto e apreciam o judô, um conselho: sempre que Gabriel Falcão e Pedro Medeiros subirem juntos aos tatames, parem tudo que estão fazendo e fiquem de olho. Os que fizeram isso até agora certamente não se arrependeram.

Deixe uma resposta