Nova geração do Judô Rio participa de estágio na Polônia

Evento ocorreu de 17 a 23 de maio e contou com a participação de 6 promessas da classe sub-18. Destaque para Victor Silva, da Umbra-Vasco, que ganhou a medalha de prata em uma etapa da Copa Europeia
* por Diano Massarani

De 17 a 23 de maio, a nova geração do Judô Rio esteve presente na cidade polonesa de Bielsko-Biala com seis atletas da classe sub-18 para a realização de um estágio: Victor Silva (50Kg), Vinicius Oliveira (60Kg) e Feliphe Nascimento (66Kg), da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, Renzo Machado (55Kg) e Victoria Frade (57Kg), do Judô Comunitário Instituto Reação, e Julia Mendonça (63Kg), do Botafogo Judô. A delegação brasileira, de 39 atletas, ainda contou com dois treinadores representantes do Judô Rio: Victor Penalber, do Instituto Reação, e André Amorelli, da Umbra-Vasco, que avaliou o período de estágio no Polônia:

“Para estes jovens atletas, é muito importante poder vivenciar o Judô internacional e entender como é o processo para chegar ao alto nível. Muitos deles estiveram presentes no primeiro estágio internacional, na República Checa, e, agora, foi notória a evolução, inclusive melhorando o resultado competitivo. Exemplos como o Victor Silva, que foi 7° Lugar na República Tcheca e arrematou o vice-campeonato na Polônia, e Renzo Machado, que não pontuou anteriormente e agora conquistou o 5° lugar, mostram o quanto estar dentro do processo, poder trocar com outras escolas do Judô mundial e ganhar experiência em treinamentos de campo fazem essa nova geração crescer”.

Conforme mencionado pelo treinador André Amorelli, os atletas subiram aos tatames poloneses não apenas para treinar, mas também para competir, no caso, na Copa Europeia Sub-18 de Bielsko-Biala, evento que contou com a participação de 781 judocas, de 34 países e 3 continentes. Destaque para Victor Silva, que retorna para o Brasil com uma medalha de prata no peito. Em sua campanha rumo ao pódio, Victor superou Atanas Atanasov (Bulgária), Willy Buettner (Alemanha), Amza Chatti (França), Nurbol Askar (Cazaquistão) e Mahammad Mamishov (Azerbaijão), até chegar à final, quando perdeu para Yerbolat Syzdyk (Cazaquistão). O judoca da Umbra-Vasco comentou sua grande participação:

“Fiquei muito feliz com a chance de competir na Europa. Lutar contra atletas de outros países e vencer é muito legal. São competições bem cheias, então a gente tem que estar preparado para encarar muitas lutas e com adversários com estilos diferentes. Além disso, é bom para ver que os treinamentos estão funcionando e que nós do Brasil temos muito potencial. Sabia que seria uma competição dura, pois já tinha competido em Teplice, então me preparei muito bem com meus amigos na Umbra-Vasco e consegui essa medalha”.

A nova geração do Judô Rio volta a entrar em ação em breve, nos dias 3 e 4 de junho, no Campeonato Brasileiro Sub-18, que será realizado no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta