Rafaela Silva é ouro e Luana Carvalho ganha o bronze no Pan-Americano e Oceania

As judocas de Flamengo e Umbra-Vasco, respectivamente, ainda participaram da vitória brasileira nas disputas por equipes, assim como Giovanna Santos e Marcelo Gomes, também do rubro-negro
* por Diano Massarani

Se a participação do Judô Rio no Campeonato Pan-Americano e Oceania começou repleta de brilho, com 3 ouros conquistados na classe Sub-18, também terminou em grande estilo. Da última sexta-feira, 26 de abril, a domingo, 28, foi a vez da classe Sênior ir à luta na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. E o Judô Rio voltou ao pódio com o ouro de Rafaela Silva (57Kg), do Clube de Regatas do Flamengo, e o bronze de Luana Carvalho (70Kg), da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama. As duas judocas ainda contribuíram para o triunfo da seleção brasileira na disputa por equipes mistas, na companhia de Gioavanna Santos (+78Kg) e Marcelo Gomes (90Kg), ambos do Flamengo.

Atual número 8 do ranking mundial e já classificada nos Jogos Olímpicos de Paris, Rafaela Silva chegou ao pódio na sexta-feira após superar Marian Flores (Peru) e Mariah Holguin (Estados Unidos) por ippon. Na grande decisão, diante da número 1 do mundo, Christa Deguchi (Canadá), a vitória veio nas punições. Já no sábado, Luana Carvalho conquistou valiosos pontos na corrida olímpica com a sua medalha de bronze. A trajetória da jovem judoca começou com um ippon sobre Sairy Colon (Porto Rico). Depois de perder para Celinda Corozo (Equador) por 2 waza-ari, Luana Carvalho passou por Ebony Drysdale Daley (Jamaica) e Elvismar Rodriguez (Venezuela), ambas por um waza-ari. Também no sábado, Gabriel Falcão (81Kg), do Judô Comunitário Instituto Reação, ficou a apenas uma vitória de levar o bronze.

A seleção brasileira terminou o Campeonato Pan-Americano e Oceania da classe Sênior na ponta do quadro de medalhas totalizando 6 ouros, 3 pratas e 6 bronzes.

O Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô Rio de Janeiro 2024 tem o patrocínio da Light por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer; patrocínio da Prefeitura do Rio via Secretaria de Esportes; e é realizado pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Instituto Ofir, sob chancela da Confederação Pan-Americana de Judô, da União de Judô da Oceania e da Federação Internacional de Judô, com apoio do Comitê Olímpico do Brasil e da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro.

Crédito das Imagens: Anderson Neves / CBJ

Deixe uma resposta