Rafaela Silva ‘raspa’ na medalha e põe Time Judô Rio na 5ª colocação do Grand Slam de Paris

A atleta campeã mundial e olímpica venceu três das cinco lutas que fez, inclusive superando uma atleta idolatrada da França, Automne Pavia. No fim das contas, Rafaela bateu ‘na trave’

Dia inicial do Grand Slam de Paris, este sábado (9) terminou com o Time Judô Rio e a seleção brasileira passando muito perto de uma medalha na categoria leve (57kg). A campeão mundial e olímpica Rafaela Silva venceu a maioria das lutas que disputou e terminou com a quinta colocação.

Rafaela foi uma das cabeças de chave da competição e começou com vitória para cima da chinesa Wen Zhang e, na sequência, passou também pela russa Diana Dzhingaros – ambas as vitórias por ippon. Nas quartas de final, entretanto, acabou derrotada pela mongol Enkhriilen Lkhagvatogoo, com um waza-ari durante o golden score.

Depois, na repescagem, Rafaela enfrentou a medalhista olímpica de Londres 2012 e atleta da casa, Automne Pavia, muito querida pelos fãs franceses. E venceu, com um waza-ari conquistado na parte intermediária da luta e administrado até o fim. Na última luta, porém, acabou batida pela sul-coreana Jisu Kim. Rafaela abriu o combate com um waza-ari, mas a coreana respondeu com duas pontuações semelhantes e venceu.

Com o quinto lugar, Rafaela coloca o Time Judô Rio nas primeiras posições de uma das mais tradicionais competições do judô mundial.

Além de Rafaela, a outra representante do Time Judô Rio no dia foi Tamires Crude. A carioca foi derrotada logo na estreia pela eslovena Kaja Kajzer após sofrer um hansoku-make.

Outras duas brasileiras chegaram às repescagens de suas categorias, ambas no meio-leve (52kg). Estreante em etapas de Grand Slam e caçula da equipe, Larissa Pimenta, de 19 anos, não se intimidou diante de adversárias mais experientes e estreou em Paris com duas vitórias por ippon nas preliminares. Caiu nas quartas imobilizada por Nina Esteo Linne, da Espanha, e na repescagem contra Astride Gneto, da França, nas punições.

Mesmo desempenho da sua companheira de seleção e do Esporte Clube Pinheiros, Eleudis Valentim, que ficou em sétimo lugar ao cair na repescagem por ippon para a vice-campeã olímpica Odette Giuffrida, da Itália.

Nathália Brígida e Gabriela Chibana (48kg), Aléxia Castilhos e Ketleyn Quadros (63kg) acabaram eliminadas ainda nas lutas iniciais.

A participação do Time Judô Rio terminou, mas o Brasil ainda tem mais seis oportunidades de subir ao pódio no domingo com Maria Portela (70kg), Ellen Santana (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Samanta Soares (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg).

Deixe uma resposta