Time Judô Rio mantém a hegemonia do Brasileiro Regional

Ao todo, foram 133 medalhas conquistadas, sendo 43 de ouro, no fim de semana na Arena Carioca 1. Amplo domínio nas classes Sub-13 e Sub-15 foi o grande destaque da campanha
* por Diano Massarani

Mantendo uma das maiores hegemonias do esporte nacional, o Time Judô Rio voltou a conquistar o Campeonato Brasileiro Regional, façanha que se repete desde 2010. Ao longo do fim de semana de competições na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, os donos da casa ganharam 133 medalhas no total, sendo 43 de ouro, 40 de prata e 50 de bronze. Em seguida na classificação geral vieram os representantes de Minas Gerais (17-26-24), Bahia (12-06-28) e Espírito Santo (08-08-21). Chefe da delegação do Time Judô Rio, o sensei Gabriel Cardozo avaliou o resultado:

“Considero o desempenho ótimo. Cumprimos a expectativa de manter a hegemonia e terminamos com uma ampla vantagem sobre o segundo colocado. O campeonato estava muito forte. Minas Gerais apresentou uma equipe até com atletas de seleção brasileira e Bahia e Espírito Santo demonstraram um crescimento significativo em comparação com os últimos anos. Isso valoriza ainda mais a manutenção da nossa hegemonia”.

Alguns números contribuem para ilustrar o excelente desempenho do Time Judô Rio no Campeonato Brasileiro da Região III. O primeiro deles é que a equipe venceu 43 das 80 medalhas de ouro em disputa, ou seja, mais da metade. Um outro dado que chama a atenção é que mais de 80% dos judocas do Rio de Janeiro subiram ao pódio: 133 dos 164 inscritos. Por fim, demonstrando a força da nova geração do Judô Rio, somando as classes Sub-13 e Sub-15 foram nada menos do que 84 laúreas em 36 categorias, sendo que em 16 oportunidades ocorreram dobradinhas, com ouro e prata para o Rio de Janeiro. O sensei Gabriel Cardozo fez questão de destacar o brilho do Time Judô Rio nas classes Sub-13 e Sub-15:

“Nossos Sub-13 e Sub-15 são muito fortes e o desempenho nestas classes foi o ponto de maior destaque da campanha. Eu considero a base do Judô Rio a mais forte do Brasil. E chegar em uma competição como o Brasileiro Regional e conseguir um resultado como este, eu acho que comprova que de fato o Rio de Janeiro tem a base mais forte do país”.

Veja, abaixo, o quadro geral de medalhas e os resultados individuais do Campeonato Brasileiro da Região III.

Crédito da imagem de capa: Carol Brandão

Deixe uma resposta