Com objetivo de incentivar reflexões, professores criam história em quadrinhos didática sobre judô

Professores Gabriela Souza e Roberto Garcia pretendem dar jogar luz sobre questões pouco abordadas no esporte

 

Muito mais que parte física, o judô é um esporte que exige reflexão e trabalho mental. Foi pensando nisso que os professores Gabriela Souza e Roberto Garcia desenvolveram uma história em quadrinhos sobre o esporte. A intenção é fazer com que mais reflexões envolvendo o judô sejam praticadas e, os professores acreditam, o auxílio de uma narrativa visual ajuda.

No material, há a abordagem dos nove princípios que servem como alicerce do esporte.

“Acreditamos que os métodos que sejam atrativos visualmente e com uma linguagem didática podem levar a uma reflexão sobre alguns conceitos do judô que são subjetivos em sua compreensão. Desta forma, através de situações do cotidiano, podemos contribuir para estas reflexões. É inerente ao judô praticar sua filosofia, mas nem sempre os atletas o fazem de forma consciente, essa HQ é uma forma de chamar a atenção que em todas as situações de nossas vidas podemos aplicar os ensinamentos de Jigoro Kano, e não apenas na aula ou na luta em si”, afirmou Gabriela.

A obra também visa sair do lugar comum de outros materiais didáticos, focados na técnica e em como realizá-la.

“Levando em consideração que há uma quantidade maior de material didático sobre judô voltado às técnicas propriamente ditas, resolvemos desenvolver um material que trouxesse reflexão sobre outras questões que são tão importantes ou mais do que a execução perfeita de uma técnica. Sendo assim, a motivação para este projeto está ancorada na possibilidade dos sensei utilizarem alguns minutos de suas aulas para valorizarem a filosofia do judô e seus usos, também, fora do dojô, independente do nível em que se encontre o judoca”, concluiu.

Deixe uma resposta