Rafaela Silva é prata no Grand Prix de Portugal

Judoca do Clube de Regatas do Flamengo começa o ano de 2023 na mesma pegada vitoriosa da temporada passada e leva o Judô Rio a mais um pódio internacional

* por Diano Massarani

A temporada de 2022 de Rafaela Silva foi repleta de láureas internacionais como o inesquecível ouro no Campeonato Mundial de Tashkent. E pode-se dizer que 2023 começa na mesma pegada para a judoca do Clube de Regatas do Flamengo, que, nesta sexta-feira, logo em sua primeira competição fora do país no ano, já conquistou a medalha de prata no Grand Prix de Portugal.

Em sua jornada rumo à final da categoria Leve (57Kg) na cidade de Almada, Rafaela Silva superou Kitti Kovacs (Hungria) com dois waza-ari, Vital Christiane (Madagascar) com ippon, Nilufar Ermaganbetova (Uzbequistão) por punições e a brasileira de nascimento Thauany Capanni Dias (Itália), também por punições. Na final, Rafaela e Mimi Huh (Coreia do Sul) realizaram um duelo de muito equilíbrio que terminou com vitória da sul-coreana por ippon quando o placar apontava duas punições para cada judoca e qualquer deslize seria decisivo.

Ainda na categoria Leve (57Kg), Jéssica Pereira, do Judô Comunitário Instituto Reação, estreou com vitória sobre Martha Fawaz (França), mas perdeu seus combates seguintes para a campeã Mimi Huh (Coreia do Sul) e para Marica Perisic (Croácia) e terminou na 7ª colocação. Quem também venceu sua primeira luta foi Ryan Conceição (Instituto Reação), na categoria Ligeiro (60Kg), sobre Youssry Samy (Egito). Em seguida, Ryan caiu para Aybek Omirov (Turcomenistão). Fechando a participação do Judô Rio no primeiro dia de disputas em Portugal, Yasmin Lima (Instituto Reação) e Thayná Lemos (Instituto Reação) caíram na estreia da categoria Meio-Leve (52Kg) para Sita Kadamboeva (Uzbequistão) e Gabriela Dimitrova (Bulgária), respectivamente.

O Judô Rio volta aos tatames portugueses no próximo domingo com mais 3 atletas. Samanta Soares (Instituto Reação) começa sua saga na categoria Meio-Pesado (78Kg) diante de Iriskhon Kurbanbaeva (Uzbequistão). Na categoria Pesado Feminino (+78Kg), Giovanna Santos (Flamengo) encara Lauryn Pulamoeng (Botswana), enquanto na Pesado Masculino (+100Kg) João Cesarino (Instituto Reação) enfrenta Christian Konoval (Estados Unidos).

O Grand Prix de Portugal tem transmissão ao vivo, com as preliminares podendo ser acompanhadas pelo site da IJF (International Judo Federation) e as finais, sempre com início às 14h de Brasília, pelo Canal Olímpico do Brasil, no YouTube.

Deixe uma resposta