Wilians Araújo ganha ouro e Brenda Freitas é bronze nos Jogos Mundiais da IBSA

Judocas da Academia Projeção / Benjamin Constant brilharam em Birmingham e somaram pontos valiosos na corrida rumo aos Jogos Paralímpicos de 2024. Nas disputas por equipes, Wilians foi bronze e Brenda, ouro, junto com Maria Núbea, do Reação
* por Diano Massarani

De 14 a 27 de agosto, a cidade inglesa de Birmingham sediou a 7ª edição dos Jogos Mundiais da IBSA (International Blind Sports Federation), multievento esportivo para cegos que recebeu mais de 1.000 atletas de 70 nações para participar em 11 modalidades. Uma das grandes atrações do programa foi o Judô, reunindo 236 judocas de 42 países. E quem voltou a brilhar intensamente em uma competição internacional foi Wilians Araújo, que conquistou a medalha de ouro na categoria +90Kg/J1 e de bronze na disputa por equipes:

“A medalha dos Jogos Mundiais era a que estava faltando lá em casa. A satisfação é enorme. Fico muito feliz de levar o Brasil ao topo do pódio e de entrar para o seleto grupo de judocas brasileiros medalhistas nos Jogos Mundiais. Essa conquista também significa que eu estou na caminhada certa para Paris 2024. Vou continuar sonhando demais com a medalha de ouro paralímpica. Não só eu como toda a equipe técnica do Benjamin Constant”, comentou o primeiro judoca masculino brasileiro a vencer os Jogos Mundiais. Em seguida, Wilians Araújo destacou os pilares do sucesso internacional recente que o levou ao topo do ranking mundial:

“Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio eu perdi na minha primeira luta, um resultado muito ruim. Mas um resultado ruim não define a sua carreira e não podemos desistir diante dele. Por isso, os fatores determinantes para minhas vitórias têm sido continuar treinando, continuar de cabeça erguida e continuar acreditando no trabalho e no meu sensei Antonio Junior”.

Companheira de Wilians Araújo no Instituto Benjamin Constant, Brenda Freitas também se destacou em Birmingham e somou pontos valiosos na corrida paralímpica ao ganhar a medalha de bronze na categoria -70Kg/J1, além de participar da equipe feminina que levou o ouro por equipes:

“Cada campeonato, cada medalha, cada luta vencida e perdida me fazem evoluir mais para chegar o melhor possível no meu objetivo final, que são os Jogos Paralímpicos de 2024. Um fator determinante para o meu sucesso nos últimos campeonatos é a atenção do meu sensei Antonio Junior, que sempre exige o melhor de mim, assim como o apoio de todos que estão nesta caminhada comigo”, contou Brenda.

Outra integrante da equipe campeã dos Jogos Mundiais foi Maria Núbea Lins (-57Kg/J2), do Judô Comunitário Instituto Reação. Fechando a jornada dos representantes do Judô Rio, Sergio Fernandes, do Instituto Benjamin Constant, participou da categoria +90Kg/J2. Contando as láureas de Wilians Araújo e Brenda Freitas, a seleção brasileira voltará da Inglaterra com 1 ouro, 2 pratas e 4 bronzes nas disputas individuais, além de um ouro no feminino e um bronze no masculino por equipes.

Crédito das imagens: CBDV

Deixe uma resposta