Professor Paulo Márcio registra 3 novos trabalhos na Biblioteca Nacional

“Valores disseminados pelo KODOKAN”, “Koshiki no Kata por DAIGO Toshiro 10º DAN” e “Kata do Judô” são os títulos das obras publicadas

* por Diano Massarani

Compartilhar conhecimento está na essência do Judô desde suas origens, seja através de gestos ou de palavras. De palavras faladas ou de palavras escritas. Por isso, tão dignos de aplausos quanto os senseis que sobem aos tatames para ensinar na prática são aqueles que se dedicam a concretizar em textos os seus conhecimentos. É com base nesta crença que a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro aplaude o professor Paulo Márcio pelos 3 trabalhos recentemente registrados na Biblioteca Nacional: “Valores disseminados pelo KODOKAN”, “Koshiki no Kata por DAIGO Toshiro 10º DAN” e “Kata do Judô”. O próprio autor apresentou resumidamente suas publicações:

“Os trabalhos ‘Valores disseminados pelo KODOKAN’ e ‘Koshiki no Kata por DAIGO Toshiro 10º DAN’ são traduções livres para o português de obras já publicadas. O primeiro é um compilado de artigos abordando temas como Judô e saudação (seu espírito), cortesia, etiqueta, civilidade, entre outros. Por sua vez, o segundo vem de um material que é entregue durante o curso de Kata realizado no KODOKAN e aborda o surgimento do Koshiki no Kata e como foi o aprendizado deste Kata por Daigo Toshiro. Por fim, o “Kata do Judô” apresenta um breve resumo de Kata reconhecidos mundialmente, alguns deles oficialmente pelo KODOKAN”, contou o professor Paulo Márcio, que, em seguida, comentou sobre as contribuições que estas publicações podem oferecer:

“Entendo que ‘Valores disseminados pelo KODOKAN’ é um trabalho voltado para todos aqueles que têm interesse na cultura disseminada no Judô e aos que desejam também conhecer um pouco dos valores inseridos na sociedade japonesa. Já os outros dois – ‘Koshiki no Kata por DAIGO Toshiro 10º DAN’ e ‘Kata do Judô’ – são para os interessados em conhecer um pouco mais sobre o Kata e suas origens, o que é uma parte fundamental no Judô. E também para entender a essência das técnicas do Judô e sua correlação com outras artes marciais”, concluiu o professor, destacando que pretende se aprofundar no trabalho “Kata do Judô” durante este ano e até pensa em transformá-lo em livro.

Deixe uma resposta