Time Judô Rio vai com 4 atletas ao Campeonato Mundial da IBSA

Brenda Freitas, Wilians Araújo e Sergio Fernandes, da Academia Projeção / CEIBC, e Roberto Paixão, do Judô Clube Lara / Urece, foram convocados para a seleção brasileira paralímpica

* por Diano Massarani

Um dos pontos altos do calendário da IBSA (International Blind Sports Federation), o Campeonato Mundial de Judô para Cegos será realizado de 8 a 10 de novembro, na cidade de Baku, Azerbaijão. E os 21 atletas que defenderão a seleção brasileira nesse grande evento já estão convocados, sendo 4 deles representantes de agremiações afiliadas à FJERJ: Brenda Freitas (70Kg/J1), Wilians Araújo (+90Kg/J1) e Sergio Fernandes Junior (+90 Kg/J2), da Academia Projeção e do Instituto Benjamin Constant (CEIBC), e Roberto Paixão (60kg/J1), do Judô Clube Lara e da Urece.

Medalhista de bronze na última etapa de 2022 do Grand Prix Paralímpico da IBSA, em São Paulo, Roberto Paixão espera uma competição de altíssimo nível em Baku: “Esse Mundial de Judô tem dupla importância. Por si só, um Mundial de Judô já é muito importante para todos os atletas. Além disso, todos vão estar lá querendo não só a medalha de ouro, mas marcar pontos no ranking que classifica para os Jogos Paralímpicos. Por isso, diria que este Mundial de Judô deve ser mais forte até que os próprios Jogos Paralímpicos”.

Por falar em ranking mundial, Wilians Araújo e Brenda Freitas chegarão à capital do Azerbaijão como líderes em suas categorias. Willians venceu todas as três etapas de 2022 do Grand Prix Paralímpico da IBSA e contabiliza 630 pontos, e Brenda ganhou duas etapas e foi vice em outra, totalizando 570 pontos. Com 135 pontos, Roberto Paixão ocupa a 9ª colocação em sua categoria, enquanto Sergio Fernandes, com 45 pontos, está em 8º lugar.

Vale lembrar que o ranking mundial paralímpico da temporada de 2022 marca o início de uma nova regulamentação referente às classes oftalmológicas e às categorias de peso. Com relação à classificação oftalmológica, o Judô Paralímpico tornou-se dividido em duas classes (J1 e J2), e não mais em três (B1, B2 e B3), sendo que os confrontos agora ocorrem apenas dentro de cada classe. A classe J1 contém os atletas que eram da antiga B1 (totalmente cegos), enquanto a classe J2 engloba os atletas que competiam como B2 (capazes de perceber vultos) e B3 (capazes de definir imagens). Já a respeito das categorias de peso, as 13 categorias antigas – 7 para homens e 6 para mulheres – foram substituídas por 8 novas categorias: 4 masculinas (até 60 kg, até 73 kg, até 90 kg e acima de 90 kg) e 4 femininas (até 48 kg, até 57 kg, até 70 kg e acima de 70 kg).

Deixe uma resposta