Tudo pronto para o Campeonato Brasileiro Sub-21 na Arena Carioca 1

Maior evento da classe Júnior do calendário nacional começa nesta sexta-feira, 30 de setembro, com 273 atletas de 26 unidades federativas, sendo 18 do Time Judô Rio

* por Diano Massarani

A promissora nova geração do Judô nacional estará reunida no Rio de Janeiro nos dias 30 de setembro e 1 de outubro para o Campeonato Brasileiro Sub-21. Ao todo, a Arena Carioca 1, no parque Olímpico da Barra da Tijuca, receberá 273 judocas, de 25 Estados mais o Distrito Federal, para competições individuais, na sexta-feira, e por equipes mistas, no sábado. Presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, Jucinei Costa confia que o evento, para além das grandes lutas nos tatames, será marcado pela organização e pela estrutura:

“Como apreciador do Judô, será uma felicidade enorme poder acompanhar no Rio de Janeiro as maiores promessas brasileiras, muitas delas já com destacado sucesso no presente. Ao mesmo tempo, agora falando como Presidente da FJERJ, não tenho dúvidas de que o Campeonato Brasileiro Sub-21 vai ser um grande espetáculo, podendo contar com a estrutura de uma Arena Olímpica e com uma organização impecável, assim como tem sido com os muitos eventos estaduais, nacionais e até internacionais que a Federação vem promovendo nos últimos anos”.

O Rio de Janeiro é um dos 5 Estados – ao lado de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo – com número máximo de representantes na competição individual, isto é, 18, sendo 9 homens e 9 mulheres. Os atletas do Time Judô Rio que estarão em ação são os seguintes:

Mariana Nunes (48Kg/Instituto Reação), Ana Beatriz Correia (52Kg/Flamengo), Joana Maynard (52Kg/Instituto Reação), Beatriz Comanche (57Kg/Umbra-Vasco), Ana Clara Avelino (63Kg/Flamengo), Letícia Andrade (70Kg/Jequiá), Eliza Ramos (78Kg/Flamengo), Alexia Caterine (78Kg/Instituto Reação), Ana Gabrielle Soares (+78Kg/Instituto Reação), Ryan Conceição (60Kg/Associação Nagai), Guilherme Feitosa (60Kg/Instituto Reação), Renan Chagas (66Kg/Budokan), Arthur Rodrigues (73Kg/Flamengo), Kauan dos Santos (81Kg/Flamengo), Caique da Silva (81Kg/Instituto Reação), Renan Furtado (90Kg/Instituto Reação), Daniel Nazaré (100Kg/Flamengo) e Yuri dos Santos (+100Kg/Umbra-Vasco).

Os treinadores do Time Judô Rio no Brasileiro Sub-21 serão André Amorelli (Umbra-Vasco), Rafael Barbosa (Instituto Santa Cruz), Victor Penalber (Instituto Reação) e Vinícius Morato (Flamengo). A chefe da delegação é Silvana Nagai (Associação Nagai), para quem a competição promete ser de altíssimo nível:

“Sabemos que o Campeonato Brasileiro é um dos eventos mais importantes do país, porque reúne os principais atletas do Brasil. Na Classe Sub-21, considero que é um campeonato ainda mais forte, uma vez que alguns atletas já estão no momento de transição do Júnior para o Sênior, lutando por uma vaga na seleção. Então, a expectativa é que o nível da competição seja muito alto, e tenho certeza que o Time Judô Rio vai entrar para lutar pelo melhor lugar do pódio”, destacou a sensei.

A competição individual terá todos os combates das categorias masculinas e femininas na sexta-feira, 30 de setembro, e o sábado, 1 de outubro, está reservado para a competição por equipes mistas, que terá 15 times estaduais participando. Na sexta-feira, as categorias Ligeiro e Meio-Leve terão as fases preliminares às 9:00h, enquanto as categorias Leve e Meio-Médio começam às 10:30h. As fases finais destas categorias terão início às 13:00h. Completando a agenda de sexta, as categorias Médio, Meio-Pesado e Pesado terão preliminares às 14:30h e finais, às 16:30h. No sábado, a competição por equipes será aberta às 9h, com a disputa por medalhas às 12h.

O Campeonato Brasileiro Sub-21 é uma realização conjunta da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) com a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). O evento conta com parceria do Departamento de Gestão de Instalações Esportivas (DGIE) para utilização da Arena Carioca 1, do Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Deixe uma resposta