Thayná Lemos, Jéssica Pereira e João Cesarino, do Reação, e Giovanna Santos, do Flamengo, se classificam para a seleção brasileira

Judocas do Time Judô Rio venceram a Seletiva e se juntam à Rafaela Silva (57kg/Flamengo) como representantes do Brasil em competições internacionais


O Time Judô Rio terá mais quatro atletas na seleção brasileira em 2023.  Thayná Lemos (52kg/Instituto Reação), Jéssica Pereira (57kg/Instituto Reação) e Giovanna Santos (+78kg/Flamengo), neste domingo, 13, e João Cesarino (+100kg/Instituto Reação), no sábado, 12, venceram a Seletiva Nacional de Judô – Projeto Paris 2024, disputada no Ginásio da Sogipa, em Porto Alegre, e se classificaram para a seleção brasileira no ano que vem. A previsão da CBJ é que os campeões dessa Seletiva sejam convocados para o Grand Prix de Portugal, em janeiro, ou para alguma etapa de Open, dependendo da avaliação da comissão técnica.

Eles se juntam a Rafaela Silva (57kg/Flamengo) que foi dispensada da Seletiva por atender aos critérios estabelecidos. De acordo com a CBJ, por meritocracia, seguirão recebendo investimento no ano que vem os medalhistas olímpicos de Tóquio 2020, os atletas que ficaram até a 7ª colocação no Campeonato Mundial de Tashkent, neste ano, e dos atletas que ficaram até a 17ª colocação no ranking mundial após o Mundial.

A Seletiva Nacional de Judô – Projeto Paris 2024 contou com 221 atletas que buscam a sonhada oportunidade de representar o Brasil em uma competição internacional em 2023. Para esse ano, o que mudou na apuração dos campeões é a segunda fase da competição. Até o ano passado, os dois finalistas e os dois terceiros colocados da fase eliminatória (chave) faziam um quadrangular final para definir o campeão. Agora, a segunda fase será formada pelos quatro classificados pela chave mais os campeões do Troféu Brasil e do Campeonato Brasileiro, que não precisarão lutar a primeira fase.

Assim, nas categorias que tiveram seis atletas na segunda fase, foram separados em dois grupos de três atletas por sorteio, que se enfrentaram em formato de rodízio (todos contra todos). A final foi entre os dois melhores de cada grupo. Nas categorias que tiveram 5 atletas na segunda fase, eles se enfrentaram diretamente por rodízio, sem divisão de grupos.

Confira como foram a campanha dos judocas do Time Judô Rio:

52kg — Thayná Lemos (Instituto Reação)
A final do 52kg foi uma luta eletrizante entre Gabriela Conceição, do Minas Tênis Clube, e Thayná Lemos, do Instituto Reação. As duas foram campeãs de seus grupos e se enfrentaram pelo primeiro lugar. Em combate equilibrado, Thayná acabou levando a melhor nas punições quando Gabriela foi punida por falso ataque pela terceira vez.

57kg — Jéssica Pereira (Instituto Reação)
Uma das categorias mais disputadas do dia, o peso leve teve cinco atletas se enfrentando na fase de rodízio. Quem levou a melhor foi Jéssica Pereira, do Instituto Reação, que venceu suas quatro lutas por ippon. Superou Jéssica Lima (Sogipa), Ketelyn Nascimento (Pinheiros), Layana Colman (Paineiras do Morumby) e, por fim, no confronto direto pelo primeiro lugar, venceu Shirlen Nascimento (Minas Tênis Clube) para sagrar-se campeã.

“Conquistar essa vaga é muito importante para mim porque me dá um gostinho de dever cumprido! Já havia batido na trave em competições importantes esse ano e, agora, a vitória veio no momento certo. Isso reafirma que a categoria -57kg também é o meu lugar”, comentou Jéssica.

+78kg — Giovanna Santos (C.R. Flamengo)
A primeira campeã deste domingo foi Giovanna Santos, do Clube de Regatas do Flamengo. A peso pesado estreou direto na poule, por ser a atual campeã brasileira e do Troféu Brasil, e venceu suas quatro lutas por ippon (Karla Oliveira, Victória Oliveira, Kátia Alves e Enya Pires).

“Acredito que o sonho de todo atleta é chegar na seleção! E a Seletiva foi mais um objetivo alcançado na minha trajetória como judoca. Estou muito feliz por essa conquista, mas ciente que ainda tem muito mais degraus para subir”, analisou Giovanna.

+100KG – João Marcos Cesarino (Instituto Reação)
O peso pesado foi definido na final entre João Marcos Cesarino (Instituto Reação) e Tiago Palmini (Minas Tênis Clube). Em luta equilibrada, Cesarino conseguiu abrir um waza-ari de vantagem na final e concluiu a vitória com ippon por imobilização para conquistar o título de campeão da Seletiva Nacional. 

Outros finalistas – Além dos campeões, o Time Judô Rio teve 15 judocas na fase final da Seletiva. No masculino, também chegaram à fase decisiva: Ryan Conceição (60kg/Associação Nagai), Ayrton Lima (60kg/Instituto Reação), Gabriel Falcão (73kg/Instituto Reação), Rodrigo Menezes (90kg/Instituto Reação), Gustavo Assis (90kg/Instituto Reação), André Humberto (100kg/Instituto Reação), Gabriel Santos (+100kg/Instituto Reação). Destes, Gustavo ficou em segundo lugar.

No feminino, foram finalistas na fase de rodízio: Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz), Laís Paixão (48kg/Instituto Reação), Eduarda Francisco (48kg/Instituto Reação), Yasmim Lima (52kg/Instituto Reação), Tamires Crude (63kg/Instituto Reação), Maria Eduarda Diniz (63kg/Flamengo), Erika Ferreira (70kg/Instituto Reação) e Eliza Ramos (78kg/Flamengo). Sendo que Tamires e Eliza foram vice-campeãs.

Deixe uma resposta