Nota de pesar – Falecimento do Sensei Vinicius Ruas

A Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro informa, com grande pesar, o falecimento, aos 98 anos, do Sensei Vinicius Ruas Ferreira da Silva, kodansha 8º Dan. Um homem admirado por ter sua trajetória confundida com a própria história do judô e do jiu-jitsu no Brasil.

Com 14 anos, em 1938, Vinicius Ruas começou a praticar as artes marciais em Manaus, com o japonês naturalizado brasileiro Antônio Soshihiro Satake, que ao lado do Conde Koma, foram os grandes discípulos da segunda geração da Kodokan responsável por espalhar a “arte do Caminho Suave” pelo mundo. Satake é considerado por muitos o primeiro japonês a abrir uma academia de Judô/Jiu-jitsu no Brasil, o Atlético Clube Rio Negro, na capital do Amazonas. Vinicius Ruas é um dos principais e mais respeitados discípulos do mestre Satake.

Se mudou para o Rio de Janeiro onde se dedicou a repassar tudo que havia aprendido. Ligado ao Clube Sion até o final de sua vida, também foi presidente da FJERJ. É Doutor em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde, em 2013, foi nomeado Professor Emérito por sua vida atuando, principalmente, no Judô Infantil e pelas características particulares de sua forma de ensinar. Também por isso, foi convidado a ministrar palestras em diversos locais, como a Universidade do Porto, em Portugal.

Um verdadeiro artista dos tatames e do ensino, não foi apenas à arte do Caminho Suave que Vinicius Ruas se dedicou. Filho do artista plástico Branco Silva e primo de falecido padre-poeta L. Ruas, em seu sítio, em Niterói, deixou vir à tona a veia de artista plástico, como no quadro abaixo.

Já o legado nas artes de combate foi repassado a Marco Ruas (filho do primo de Vinicius, mas considerado um sobrinho do sensei), segundo brasileiro a ser campeão do UFC e famoso por ter fundado a equipe Ruas Vale Tudo e o conceito de cross-training, que preconiza que para se manter no topo do MMA é necessário se aperfeiçoar em várias modalidades.

O velório está sendo realizado na Capela 2 do Memorial do Carmo e o sepultamento será às 15h. Neste momento de grande dor, funcionários e colaboradores da FJERJ, nos solidarizamos com todos os parentes e amigos do sensei Vinicius Ruas.

Deixe uma resposta