Sucesso absoluto em 2022, Circuito Hajime chega ao fim após etapa em Niterói

Criado pela FJERJ como porta de entrada para o universo competitivo do Judô, o Circuito contou com 4 etapas neste ano e média superior a 800 participantes por evento

* por Diano Massarani

Depois de passar pelo Ginásio Pedro Jahara, o popular “Pedrão”, em Teresópolis, e pelos Parques Olímpicos da Barra da Tijuca e de Deodoro, a temporada de 2022 do Circuito Hajime chegou ao final no último fim de semana, dias 5 e 6 de novembro, com a realização de sua 4ª etapa, no tradicional clube Canto do Rio, em Niterói.

Criado pela FJERJ com o objetivo de incentivar judocas iniciantes a conhecerem o universo competitivo, o Circuito Hajime foi sendo incrementado ao longo do ano e chegou para sua última etapa, em Niterói, com uma agenda repleta de atividades, incluindo aulões lúdicos para crianças de 4 a 6 anos, e competições pelas classes Sub-9 (nascidos em 2014 e 2015), Sub-11 (nascidos em 2012 e 2013), Sub-13 (nascidos em 2010 e 2011) e Sub-15 (nascidos em 2008 e 2009), todas elas para federados e não federados, e Sub-18 (nascidos em 2005, 2006 e 2007) e Dangai (nascidos em 2007 e anos anteriores) para atletas federados.

“Hajime significa começo, início. Nossa ideia é que o Circuito Hajime seja a porta de entrada para os jovens judocas dentro do seguimento competitivo da Federação”, explicou Leonardo Lara, Diretor Técnico da FJERJ, que se mostrou muito satisfeito com o sucesso alcançado pelo Circuito: “O Hajime foi criado no cenário de pós-pandemia e teve uma adesão muito grande da comunidade do Judô, com atividades que atendem a vários nichos, como, por exemplo, os aulões lúdicos para as crianças. Foram 4 etapas neste ano com uma média superior a 800 judocas por evento, chegando uma delas a ter mais de 900. Vale destacar ainda que duas das etapas foram realizadas fora da capital: a primeira em Teresópolis e a quarta, em Niterói”.

Quem não pode ficar de fora da conversa sobre a temporada de 2022 do Circuito Hajime é o Judofinho, mascote criado pela Federação neste ano e que logo se tornou uma das grandes atrações dos eventos. Inclusive, um dos pontos altos da etapa de Niterói do Hajime foi o encontro entre Judofinho e as mascotes Koshi, representante da agremiação do sensei Daniel Garcez na Marina Barra Clube, e Judoguinho, personagem criado pelo sensei André Flauzino, da academia Paulo Menezes.

O proximo evento do calendário competitivo da FJERJ será o Torneio de Encerramento das classes Sub-13, Sub-15, Sênior e Veterano, no dia 3 de dezembro, na Arena da Juventude, no Parque Olímpico de Deodoro.

Deixe uma resposta