Rafaela Silva é campeã do Aberto Pan-americano de Córdoba

Poucas semanas após ser campeã mundial, judoca do Flamengo e do Time Judô Rio voltou aos tatames e ao topo do pódio no peso leve na Argentina


Rafaela Silva (57kg) foi campeã do Aberto Pan-americano de Córdoba. A judoca do Flamengo e do Time Judô Rio que poderia entrar de férias depois do título do Campeonato Mundial, colocou uma última competição na agenda em 2022. E voltou da Argentina com o título, sem grandes dificuldades.

“Pros Jogos Pan-Americanos é um Ranking diferente, só das competições que acontecem nas Américas. Tinha quarto Opens no calendário, mas eram ou muito perto do Mundial ou logo depois. E como meu foco era no Mundial, iria quebrar o planejamento. A minha visão foi ir pra esse Open. Consegui ir bem no Mundial e, quando voltei, queria descansar, mas tinha que fazer isso em busca da minha vaga em Santiago”, disse a campeã olímpica na Rio 2016, de olho em uma das poucas medalhas que não tem no currículo: o ouro em Jogos Pan-americanos. Ela foi desqualificada em Lima e conquistou a prata em Guadalajara 2011 e o bronze em Toronto 2015.

Faltando menos de um ano para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, a maior competição multiesportiva das Américas, o Aberto de Córdoba se mostrou importante para para a corrida de classificação. Isso porque o campeão de cada categoria somou 200 pontos para o ranking continental, um dos fatores determinantes para a conquista da vaga. Apenas os nove primeiros posicionados dessa tabela ficam elegíveis para a convocação.

Rafaela Silva (Flamengo) precisou de três combates para ficar com a medalha de ouro, todos contra argentinas. Na estreia, ela superou Jorgelina Macchianello e avançou para a semifinal, em que derrotou Rocio Leguizamón. Na decisão, passou por Brisa Gómez.

“Fiz três lutas e ganhei todas por ippon. Foi uma competição bem tranquila porque as categorias não estavam muito cheias. Não fui para a competição para brilhar, fui para fazer a pontuação e disputar a vaga para o Pan até o final”, completou.


O Brasil ganhou todas as categorias em que teve representantes em Córdoba. Além de Rafaela, ouros para Michel Augusto (60kg), Daniel Cargnin (73kg), Henrique Bortomé (81kg), Rafael Macedo (90kg), Eduarda Rosa (70kg) e Ariana Silva (78kg). Caio Brigida (81kg) foi prata e Lincoln Neves (81kg), bronze.

Deixe uma resposta