Sorteio das chaves da Seletiva Nacional Sub-18 define caminho dos 71 atletas do Time Judô Rio

Competição acontece no sábado e no domingo, dias 27 e 28 de outubro, na Universidade La Salle, em Canoas, no Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro conta com mais de sete dezenas de atletas

 

A noite da sexta-feira (25) marcou o congresso técnico e sorteio das chaves para o Campeonato Brasileiro Interclubes – Seletiva Nacional Sub-18 de Judô, na Universidade La Salle, em Canoas, Rio Grande do Sul. O Time Judô Rio conta com 71 atletas na competição Sub-18. Desta forma, todos os concorrentes conhecem o caminho que terão de seguir na competição que acontece nos dias 26 e 27 de outubro.

A Seletiva Sub-18 costuma ser o primeiro passo de formação da seleção brasileira sub-18 num processo que inclui outras etapas nacionais e internacionais classificando os atletas num ranking nacional sub-18 da CBJ. O regulamento desse ranking para 2020, contudo, ainda será divulgado pela CBJ, conforme explicou Edmilson Guimarães, supervisor das Equipes de Base da CBJ presente ao Congresso Técnico representando o gestor Marcelo Theotônio.

“Nós já tínhamos o regulamento pronto para ser divulgado antes da Seletiva contando que não haverá Campeonato Mundial Sub-18 em 2020, como de costume nos anos olímpicos. Mas, existe a possibilidade de a Federação Internacional de Judô mudar isso e confirmar um Mundial para o ano que vem, o que mudaria totalmente nosso planejamento. Dessa forma, optamos por aguardar essa decisão da FIJ para divulgar um documento com as normas corretas. Pedimos a compreensão de todos”, disse Edmilson Guimarães antes de parabenizar os técnicos pelos resultados que as equipes de Base do Brasil conquistaram nos Mundiais desse ano: um ouro, uma prata e dois bronzes no Sub-18, e um ouro e três bronzes no Sub-21.

“A parceria que foi feita entre os clubes, professores e federações estaduais esta rendendo bons frutos e esperamos manter isso para melhorar cada vez mais o nível do judo nacional”, concluiu.

O coordenador nacional de Arbitragem da CBJ, Edison Minakawa, exaltou a importância da postura dos técnicos e atletas em relação a valores do judô e do esporte, como respeito e fair play.

“É importante que o respeito e o fair play sejam demonstrados e a maior atitude que representa isso é a saudação ao início e ao final da luta entre atletas e também entre os técnicos. Peço que façam sempre essa saudação. Orientem os atletas também a respeito da regra de judogi para que mantenham o uniforme arrumado durante a luta”, avaliou.

Gestor nacional técnico e de eventos da CBJ, Matheus Theotônio adiantou aos técnicos iniciativa para 2020 que visa aumentar a participação dos técnicos de clubes brasileiros nas tomadas de decisão em relação aos regulamentos de competições nacionais.

“Estamos preparando para o ano que vem um encontro com vocês para discutirmos detalhes do nosso regulamento antes de levarmos ao nosso conselho técnico. Manteremos também o questionário online para que vocês possam opinar e participar de forma mais efetiva da nossa gestão”, finalizou.

A programação de lutas da Seletiva Sub-18 começa neste sábado, às 9h, para os judocas das categorias masculinas. As categorias femininas acontecerão no domingo, também a partir das 9h.

Confira o sorteio:

Deixe uma resposta