Brenda Freitas é ouro e Judô Rio volta com 3 medalhas dos Jogos Parapan-Americanos

Companheiros de Brenda no Botafogo Judô / Instituto Benjamin Constant, Wilians Araújo ganhou a prata e Sergio Fernandes, o bronze, em Santiago
* por Diano Massarani

Mais de 2 mil atletas de 33 países estão reunidos em Santiago do Chile para a sétima edição dos Jogos Parapan-Americanos, de 17 a 26 de novembro. Dentre as 17 modalidades esportivas do programa de competições, poucas prometiam tantas emoções quanto o Judô, que ocorreu nos dias 19 e 20 e contou com a participação de 58 atletas. E se tem alguém que brindou o público com grandes emoções foi Brenda Freitas, que em uma jornada brilhante de 3 vitórias em 3 lutas, todas por ippon, conquistou a medalha de ouro na categoria 70Kg:

“Essa medalha de ouro é muito especial e me dá a confiança de saber que estou no caminho certo. É minha primeira vez nos Jogos Parapan-Americanos e já saio campeã. Isso significa muito para mim. Ficará marcado para sempre na minha história”, comentou a judoca, antes de destacar o maior obstáculo em sua campanha: “O momento mais desafiador para mim foi logo na primeira luta, contra a chilena Francisca Lopez. O ginásio estava muito cheio e a torcida muito grande para ela. Tive que ter o triplo de concentração”.

Os outros dois representantes do Judô Rio em Santiago também foram ao pódio, ambos na categoria +90Kg: Wilians Araújo ganhou a prata e Sergio Fernandes, o bronze. Brenda, Sergio e Wilians são filiados à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) pelo Botafogo Judô e companheiros de treinamento no Instituto Benjamin Constant, sob a liderança do sensei Antonio Junior. Inclusive, Brenda fez questão de agradecer à equipe e ao mestre pela participação em seu triunfo:

“O trabalho e a dedicação do meu sensei Antonio Junior junto com a equipe Benjamin Constant foram fatores fundamentais para a minha conquista. Ainda mais porque venho de um campeonato onde não fui muito bem e ele conseguiu me manter firme e confiante para eu poder chegar preparada e dar tudo certo”.

Contando as láureas de Brenda Freitas, Wilians Araújo e Sergio Fernandes, o Brasil terminou no topo do quadro de medalhas do Judô nos Jogos Parapan-Americanos com 6 ouros, 4 pratas e 3 bronzes, seguido por Cuba (2-0-3) e Argentina (0-3-3). Veja, abaixo, algumas imagens retratando a alegria dos representantes do Judô Rio em Santiago. Os registros, assim como o da imagem de capa, são de Alessandra Cabral, do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Deixe uma resposta