FJERJ realiza Campeonato Estadual de Veteranos por Equipes e de Katas

Eventos foram promovidos no último domingo, no Jequiá Iate Clube, com destaques para o título do Flamengo e a homenagem ao campeão mundial Marco Aurélio Alencar

* por Diano Massarani

No último domingo, 9 de outubro, enquanto o Judô do Rio de Janeiro ainda celebrava o título mundial conquistado na véspera por Rafaela Silva na distante cidade de Tashkent, no Uzbequistão, o calendário de competições da FJERJ seguia firme e forte no Jequiá Iate Clube com a realização do Campeonato Estadual por Equipes na classe Veteranos e do Campeonato Estadual de Katas.

O Campeonato Estadual por Equipes na classe Veteranos contou com a participação do Clube de Regatas do Flamengo, o grande campeão, além do Judô Pinheiro e de equipes combinadas entre Judô Fragoso / Instituto Filadélfia e Associação Nagai / Judô Clube Leonardo Lara. Um dos momentos mais marcantes do dia foi a homenagem ao sensei Marco Aurélio Alencar, atleta do Judô Clube Oswaldo Simões, que recentemente se sagrou campeão mundial de Veteranos na categoria M8-81Kg em Cracóvia, na Polônia:

“A homenagem representa muito para mim. Esta iniciativa da Federação é um passo muito grande para mudar o paradigma de que o atleta brasileiro do Judô e de outras modalidades tem vida curta, e que sua atividade se encerra antes mesmo de chegar aos 30 anos. A valorização dos eventos para veteranos é um estímulo muito grande para que os atletas permaneçam saudáveis e competitivos por muitos anos”.

No domingo, o Jequiá Iate Clube também foi o palco do Campeonato Estadual de Katas, que contou com a participação de 14 duplas e apresentação dos seguintes Katas: Nage-no-Kata, Katame-no-Kata, Ju-no-Kata e Kodokan Goshin Jutsu. A arbitragem ficou a cargo dos senseis Flávio Baltar, Anne Campos, Ricardo Toshiaki e dos kodanshas Eduardo Ramos, Gilberto Cleber e Alexandre Xavier:

“A intenção da nossa Federação é incentivar cada vez mais os treinamentos e as competições de Kata, e, neste sentido, o evento foi de grande importância para o desenvolvimento dos Katas e também para os candidatos e candidatas à promoção de graus”, declarou a coordenadora de Katas da FJERJ Ana Cristina Moraes de Oliveira.

O próximo evento do calendário competitivo da FJERJ é o Campeonato Estadual, que ocorre no fim de semana dos dias 22 e 23 de outubro, no Velódromo (Parque Olímpico da Barra da Tijuca), com disputas nas classes Sênior, Sub-21, Sub-18, Sub-15 e Sub-13.

Deixe uma resposta