Time Judô Rio terá 26 atletas no Aberto Nacional Sub-23, que formará seleção para Jogos Sul-Americanos Assunção 2022

Parte do processo de transição base-principal, competição, que estreia neste ano no calendário nacional, acontecerá em Aracaju (SE), no próximo final de semana. Associação Nagai, Flamengo, Instituto Reação e Umbra-Vasco são os clubes representados no Aberto


O Time Judô Rio estará presente em mais uma grande competição do calendário nacional. Em 2022, a Confederação Brasileira de Judô criou mais uma competição nacional para fomentar a competitividade interna no judô brasileiro e, com isso, dar ainda mais oportunidades para o surgimento de novos talentos da modalidade. Esse é o objetivo do Aberto Nacional de Judô Sub-23, nova aposta da CBJ para acelerar o processo de transição dos judocas das categorias de base (Sub-18 e Sub-21) para a classe adulta (Sênior).

A primeira edição reunirá cerca de 250 judocas de todo o país em Aracaju (SE), neste final de semana, com lutas nos dias 28 e 29 de maio, no Centro de Convenções AM Malls. A FJERJ terá 26 judocas de 04 clubes (Associação Nagai, Flamengo, Instituto Reação e Umbra-Vasco) na competição, que formará seleção para Jogos Sul-Americanos Assunção 2022. Entre os nomes de destaque do Time Judô Rio na competição, estão campeões do Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021 como Gabriel Falcão (73kg/Instituto Reação), Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco) – que também faz parte da seleção principal – e Eliza Ramos (78kg/Flamengo), além de Ryan Conceição (60kg/Associação Nagai), que já integra a seleção principal em 2022.

“A ideia de criar uma competição aberta e exclusiva para judocas de até 23 anos surgiu como parte de uma estratégia maior dentro da necessidade de renovação da equipe principal, buscando facilitar a transição, estimulando essa classe de idade e oferecendo maior competitividade interna para termos mais um filtro de investimento”, explica Marcelo Theotonio, gerente de Alto Rendimento da CBJ.

“Sempre identificamos um hiato entre o Júnior e o Sênior. Então, acreditamos que, criando mais oportunidades para essa classe de idade (Sub-23) estaremos também dando mais tempo para que o atleta possa atingir uma maturidade maior no processo de transição e, assim, termos sempre reposição imediata no ciclo seguinte”, conclui.  

Além disso, o Aberto resgata uma geração de judocas que estavam no último ano de Júnior em 2020 quando a pandemia paralisou todas as atividades do judô no Brasil durante dois anos, deixando muitos desses atletas sem opções de continuidade em sua formação.  

A ideia da CBJ é trabalhar com essa classe de idade em eventos internacionais de nível menor, como Open Continental, por exemplo, dando maior rodagem e experiência para chegarem melhor preparados na equipe principal, que, normalmente, encara competições de nível mais alto, como Grand Slam, World Masters, Continentais, Mundial e Jogos Olímpicos.

Pensando nisso, o Aberto Nacional Sub-23 servirá como seletiva para formar uma equipe para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, cujas disputas no judô serão nos dias 11, 12 e 13 de outubro. Por ser na mesma data do Campeonato Mundial Sênior de Tashkent (UZB), CBJ e COB concordaram em formar uma equipe jovem, mas com potencial, para lutar o Sul-Americano, enquanto os principais atletas estarão no Mundial.

Os Sub-23 que integram a seleção principal e que não se classificarem para o Mundial poderão fazer uma disputa final com o campeão do Aberto pela vaga em Assunção.

Confira abaixo os representantes da FJERJ no Aberto Nacional Sub-23:

Masculino (17 judocas)
60kg: Ryan Conceição (Associação Nagai)
66kg: Matheus Pereira (Instituto Reação)
73kg: Antonio Medeiros Neto (Instituto Reação)
73kg: Gabriel Falcão Lira (Instituto Reação)
73kg: Pedro Medeiros (Umbra-Vasco)
81kg: Caique Silva (Instituto Reação)
81kg: Cauã Galdeano (Instituto Reação)
81kg: João Vitor Garchet (Instituto Reação)
81kg: Kauan Santos (Flamengo)
81kg: Matheus Abreu (Instituto Reação)
90kg: Jesse Barbosa (Umbra-Vasco)
90kg: Renan Furtado (Instituto Reação)
100kg: Daniel Nazaré (Flamengo)
100kg: João Soares (Instituto Reação)
100kg: Vitor Santos (Umbra-Vasco)
+100kg: Matheus Roque (Instituto Reação)
+100kg: Yuri Santos (Umbra-Vasco)

Feminino (9)
48kg: Yonara Angelim (Umbra-Vasco)
52kg: Andressa Fernandes (Instituto Reação)
52kg: Thayna Lemos (Instituto Reação)
52kg: Victória Silva (Umbra-Vasco)
57kg: Beatriz Comanche (Umbra-Vasco)
57kg: Thayane Nascimento (Associação Nagai)
63kg: Maria Eduarda Diniz (Flamengo)
78kg: Laislaine Rocha (Instituto Reação)
+78kg: Giovanna Santos (Flamengo)

Confira aqui todos os atletas inscritos.

E aqui o regulamento e programação.

Deixe uma resposta