Judô Rio conquista um ouro, duas pratas e dois bronzes em Natal no primeiro dia dos Jogos Escolares da Juventude
Os representantes da FJERJ embolsaram um total de cinco medalhas no primeiro dia da competição estudantil. Cailane Mendes (48kg) conquistou a medalha de ouro, enquanto Beatriz Comanche (44kg) e Warlesson Silva (44kg) foram prata e Thayssa Assis (40kg) e Matheus de Souza (40kg) foram bronze
O torneio de judô da edição 2018 dos Jogos Escolares da Juventude começou nesta quinta-feira (23) no Ginásio Natal, na capital do Rio Grande do Norte. As quatro categorias de peso mais leve da classe Sub 15 estiveram no tatame. E o Time Judô Rio terminou o dia com cinco medalhas para a conta, com destaque para o ouro de Cailane Mendes (48kg).
Além do ouro, a equipe que representa a FJERJ também anotou duas medalhas de prata, com Beatriz Comanche (44kg) e Warlesson Silva (44kg), e duas de bronze, com Thayssa Assis (40kg) e Matheus de Souza (40kg).
No caminho para a conquista, Cailane lutou cinco vezes. A estreia foi contra a alagoana Dominik Silva, vencida com um ippon após apenas 23 segundos. A segunda adversária foi a gaúcha Yasmin Farias, contra quem teve uma disputa ferrenha. As atletas chegaram a estar empatadas com um waza-ari para cada lado, mas um segundo waza-ari definiu a luta em favor da carioca. A terceira luta, contra a sergipana Allana Menezes, também acabou em um ippon em menos de um minuto. Maria Oliveira, da Paraíba, foi a adversária da semifinal – vencida por Cailane por um waza-ari. Na decisão, a vitória veio por três shidôs anotados para a pernambucana Vivian Ramos.
Beatriz Comanche, campeã Pan e Sul-Americana na semana passada, caminhou pela chave com lutas contra Maria Vitória Silva (do Tocantins), Katyane Culchesk (do Paraná), Manuela Medeiros (de Alagoas) e Thainá Soares (do Rio Grande do Sul), antes da decisão contra a paulista Pietra Pinto. Já Warlesson Silva superou Raphelson Pereira (de Rondônia), Cauã Santos (da Bahia), Alyson Silva (do Piauí) a Antônio Pacheco (do Maranhão) antes da decisão contra o campeão João Pedro Andrade (do Mato Grosso do Sul).
Entre os atletas que levaram o bronze, Thayssa Assis, mais uma atleta do Time Judô Rio que vem de título internacional, venceu Heloísa Galkowski (de Santa Catarina) antes de perder para Maria Argemi (do Rio Grande do Sul). Na repescagem, entretanto, três sucessos garantiram o bronze: contra Rebeca Silva (da Bahia), Maria Luiza Rosa (do Espírito Santo) e Savana Barros (do Amapá). Matheus de Souza superou Jhosué Silva (de Pernambuco) e Winicyus Silva (de Alagoas) antes da derrota para João Ramos (do Rio Grande do Norte) nas semifinais. A recuperação veio na repescagem, contra Bernardo Corrêa (de Minas Gerais), que assegurou a medalha.
Além dos medalhistas, o Timo Judô Rio teve representantes nas outras três categorias: Mariana Nunes (40kg) beliscou a medalha, mas ficou com o quinto lugar; Kauã Doblas foi derrotado na segunda luta e acabou não seguindo para a repescagem; Elídio Vitor (36kg), por fim, perdeu as duas primeiras lutas e deu adeus à competição.
O torneio segue na sexta-feira com as categorias mais pesadas da classe Sub 15.
MEDALHAS DO DIA
Super ligeiro feminino (36kg)
OURO – Ana Lia Oshiro (MS)
PRATA – Maria Argemi (RS)
BRONZE – Vitória Oliveira (SP) e Thayssa Assis (RJ)
Super ligeiro masculino (36kg)
OURO – Willyan Sales (RN)
PRATA – Metusael Barros (RO)
BRONZE – Matheus Rosa (SP) e José Costa (AL)
Ligeiro feminino (40kg)
OURO – Rebeka Venceslau (PE)
PRATA – Kaillany Soares (DF)
BRONZE – Edimara Lima (RN) e Agatha Benedicto (SP)
Ligeiro masculino (40kg)
OURO – Pedro Gomes (CE)
PRATA – João Ramos (RN)
BRONZE – Antonio Rocha (MA) e Matheus de Souza (RJ)
Meio-leve feminino (44kg)
OURO – Pietra Pinto (SP)
PRATA – Beatriz Comanche (RJ)
BRONZE – Kayllane Barbosa (RN) e Manuele Cruz (AP)
Meio-leve masculino (44kg)
OURO – João Pedro Andrade (MS)
PRATA – Warlesson Silva (RJ)
BRONZE – Felipe Langner (PR) e Iago Oliveira (AP)
Leve feminino (48kg)
OURO – Cailane Mendes (RJ)
PRATA – Vivian Ramos (PE)
BRONZE – Carolina Lima (SP) e Ana Cassita (PR)
Leve masculino (48kg)
OURO – Ronald Lima (SP)
PRATA – Gabriel Siqueira (DF)
BRONZE – Gustavo Milano (PR) e Hanry Silva (PB)