Com 634 lutas e transmissão dos principais combates, FJERJ realiza Torneio de Abertura Circuito Estadual

Competição na Arena da Juventude, em Deodoro, teve mais de 500 ippons e ficou mais de 10 horas ao vivo no YouTube

Começou! Foi realizado neste sábado, 07, na Arena da Juventude, em Deodoro, o Torneio de Abertura do Circuito Estadual, a primeira competição organizada na Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro em 2020. Foram 634 lutas nas categorias Sub 15, Sub 18, Sub 21 e Sênior, ao longo de todo o dia, das quais as principais tiveram a transmissão ao vivo, no YouTube, na primeira entrega da parceria entre a Eagle Sports Analytics e a FJERJ. A transmissão, realizada de maneira bem profissional, com narrador e comentarista, teve mais de 10 horas de duração e foi elogiada pelos apoiadores da Federação.

“A Federação mandou muito bem nesse projeto. Enviei para várias pessoas o link da transmissão e a receptividade foi das melhores. A transmissão foi um espetáculo, muito bem pensada e montada. Só temos que parabenizar a Eagle e a Federação por essa iniciativa. Nota 1000”, disse Daudt, da Daudt Sports, que ao lado da Açaí Vip, C&E Bonapetit e Brazil Cards, patrocinadores do Time Judô Rio, foram os responsáveis por ajudar a tirar a ideia de papel. Vale lembrar que é possível rever as lutas buscando no YouTube.

Se do lado de fora, com a transmissão e a organização impecável, o Torneio de Abertura foi um sucesso, no shiai-jô não foi diferente. Foram nada menos que 503 vitórias por ippon e 103 por waza-ari. No Sênior, alguns dos campeões no ranking estadual no ano passado, largaram com o pé direito na busca pelo título de 2020. O ouro é a primeira parte da mandala que se fecha com a participação de outras etapas do Circuito. Um deles foi Jeferson Santos Júnior (73kg/Instituto Reação), o Juninho Bomba, que encerrou o ciclo nas categorias de base e agora vai em busca do espaço na seleção principal.

“Quem é atleta sabe que cada medalha, independentemente da competição, é uma história diferente. Essa medalha, na minha cabeça, é um recomeço. Que venham muitas outras competições”, disse Juninho Bomba, que derrotou Leonardo Arruda, do Jequiá Iate Clube, na decisão.

Além dele, foram campeões no Sênior masculino Fellipe de Almeida (60kg/Instituto Reação), Nicolas Santos (66kg/Instituto Reação), Luanh Rodrigues (81kg/Instituto Reação), Rodrigo Menezes (90kg/Instituto Reação), Luiz dos Santos (100kg/Flamengo) e Arthur Barboza (+100kg/Instituto Reação). No feminino, os títulos foram para Lais Paixão (48kg/Instituto Reação), Yasmim Lima (52kg/Instituto Reação), Carolina Pereira (63kg/Instituto Reação), Danielle Karla de Oliveira (70kg/Instituto Reação), Gabrielle Ferreira (78kg/Instituto Reação) e Stefanie Miranda (+78kg/Equipe Judô Pinheiro). Yasmim, campeão do ranking ano passado, comemorou com um desabafo.

“Pela terceira vez consecutiva eu ganho essa competição, seletiva para o Brasileiro Regional. Meus planos para o começo do ano não era lutar esse torneio, mas não depende só de mim. Continuo treinando forte para chegar nos meus objetivos. Sempre vou fazer minha parte, tenho que estar preparada porque sei do meu potencial. Hoje foi isso, duas vitórias e a superação do desafio de realmente emagrecer para bater o peso porque aqui no Rio é pesar e lutar”, disse Yasmim. Confira abaixo as súmulas de todas as classes.

Visitas ilustres – O Torneio de Abertura contou ainda com a passagem de alguns dos principais personagens do judô nacional. Por ocasião da realização da Assembleia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Judô, os presidentes das 27 Federações Estaduais, os três vice-presidentes e o presidente da CBJ, professor Silvio Acácio Borges, acompanharam uma parte do Torneio de Abertura. Silvio discursou elogiando o trabalho realizado pela FJERJ, sob a gestão de Jucinei Costa, Leonardo Lara e Jeferson Vieira, com toda a sua equipe. A Cerimônia de Abertura também contou com a presença do vereador Marcelo Arar, grande apoiador do Time Judô Rio.

Além disso, uma ação muito especial chamou a atenção dos técnicos e atletas que estiveram na Arena da Juventude. A lenda da arbitragem do Time Judô Rio, professor José Pereira, 8º Dan, realizou um dia de autógrafos durante a competição. Seu livro “Judô, um aprendizado para a vida” retrata como a filosofia e a história do esporte mudou a sua vida, além das já famosas histórias com os Jogos Olímpicos e grandes nomes do esporte. Sensei Pereira é Presidente de Honra da Comissão de Arbitragem da FJERJ, além de ser Consultor de Arbitragem da CBJ. Para adquirir um exemplar, basta ligar ou mandar mensagem para +55 21 97254-8203.

Deixe uma resposta