Teste para o Mundial Sub 18, Copa Rio 2019 encanta jovens da classe pela grandeza

Convocadas para a maior competição da categoria, Beatriz Comanche, Luana de Carvalho e Anna Belém foram campeãs em suas categorias

A Copa Rio Internacional de Judô 2019 chegou ao fim neste domingo, 1º de setembro, com as disputas das classes Sub 18 e Sub 13. Numa competição de alto nível técnico, comprovado pelo grande número de atletas com passagens pela seleção brasileira e o retorno de Victor Penalber aos tatames depois de cirurgia no joelho, alguns dos novos nomes que começam a se destacar no cenário do judô nacional chegaram ao alto do pódio. Convocadas para o Mundial Cadete, Beatriz Comanche (44kg/Umbra), Luana de Carvalho (70kg/Umbra) e Anna Karolina Belém (+70kg/Instituto Reação) foram campeãs em suas respectivas categorias. Participar de uma grande competição, foi uma espécie de teste para o principal objetivo das atletas no ano.

“O principal fator para o desempenho hoje foi a confiança. Estou muito confiante, acreditei no que poderia fazer nas lutas e sei que a Copa Rio foi um ponto muito importante no meu treino para o Mundial. Estou trabalhando mais e mais para correr tudo bem e pegar essa medalha”, disse Beatriz.

“Foi um grande aquecimento para o Mundial e, é claro, importante para conquistar mais uma medalha de ouro para o meu quadro. Foi importante competir aqui porque eu consegui soltar meus golpes. Lá fora eu disputo com atletas com mais força que aqui no Rio”, disse Anna Belém. “Vou dar o meu melhor para lá e pegar a medalha de ouro, mas é Mundial. Rodei o Circuito, mas, com certeza, vão ter outras meninas que ainda não lutei. Mas estou preparando minha cabeça para ganhar”, completou.

Além delas, o Rio de Janeiro ainda teve Cauan Mendes (55kg/Clube de Regatas do Flamengo) e Renan Furtado (81kg/Judô Comunitário Instituto Reação) convocados para disputar o Campeonato Mundial Sub-18 de Almaty, no fim de setembro.

Já para quem não tem ainda objetivos tão grandes traçados, a 15ª edição da Copa Rio foi uma ótima oportunidade para vivenciar a disputa de um grande evento num palco com muita história. Ronald Lima, da Unimes, de Santos São Paulo, de apenas 14 anos, disputar a competição foi a realização de um sonho: conquistar uma medalha de ouro num evento de nível internacional.

“Foi uma competição grande. Estou na categoria nova, subi do 50 para o 55. Lutei o Sub 21 e fui vice-campeão. Hoje eu acordei e falei: dessa vez vou ser campeão. Fui com sangue nos olhos. Minhas lutas foram boas, soltei muitos golpes. Subir no alto do pódio onde foram os Jogos Olímpicos é muito gratificante e impressionante. Achei o espaço grande, arquibancadas bonitas, tatames de alto nível… Entrar e ver meu nome no placar, me fez me sentir num campeonato internacional, foi muito importante para mim”, disse Ronald Lima, campeão no ligeiro.

Veja abaixo todas as súmulas das classes Sub-18 e Sub-12 que encerraram a Copa Rio neste domingo:

A Copa Rio contou ao todo com mais de 1.200 atletas e 88 clubes de 22 estados do país. A arena Carioca 1 contou com uma área de convivência com stands da Adidas, da Seishin e da Green Hill, além de uma praça de alimentação completa.

Uma competição que encheu os olhos de quem esteve dentro e fora dos tatames e que promete continuar grande na próxima edição, em 2020.

Deixe uma resposta