Sorteio das chaves do Pan-Americano de Lima define caminho do trio do Time Judô

Rafaela Silva (57kg, Instituto Reação), Jeferson Santos Júnior (73kg, Instituto Reação) e David Moura (100kg, Instituto Reação) já sabem contra quem começam a competição realizada na capital peruana. Rafaela e Jeferson vão aos tatames na sexta-feira, enquanto David luta no domingo

 

O sorteio das chaves para o torneio de judô no Pan-Americano de Lima foi realizado durante congresso na noite desta quarta-feira (7), em Videna, no Peru, e definiu os caminhos dos atletas brasileiros na competição. Inclusive, claro, os representantes do Time Judô Rio: Rafaela Silva (57kg, Instituto Reação), Jeferson Santos Júnior (73kg, Instituto Reação) e David Moura (100kg, Instituto Reação).

Na sexta-feira, dia 9 de agosto, Rafaela estreia na quarta chave contra a norte-americana Amelia Fulgentes. A vencedora desse combate se habilita para disputar as semifinais, já no caminho por uma medalha.

Ainda na sexta-feira, Jeferson, o ‘Juninho Bomba’, estreia na segunda chave contra Sergio Mattey, atleta da Venezuela. Em jogo, também uma vaga nas semifinais.

David, que é o atual campeão pan-americano da categoria, luta apenas no domingo, dia 11. No caminho da estreia, Francisco Solis, adversário chileno na chave D. Assim como Rafaela e Jeferson, já começa na disputa de uma vaga na semifinal.

Participaram do congresso o chefe de equipe do Brasil, Ney Wilson Pereira, ao lado da subchefe Katherine Campos e dos técnicos Mario Tsutsui e Yuko Fujii.

Para a treinadora da equipe masculina, os Jogos Pan-Americanos trazem um ambiente diferente para os atletas e os adversários costumam dar bastante trabalho aos países mais fortes, como Brasil e Cuba.

“Vamos ter que enfrentar atletas que estão muito focados em vencer os países mais fortes da Pan-América e eles virão a 120, 150 por cento desde o começo. Então, a gente não pode relaxar. Tem que estar preparado desde o começo da luta para jogar o adversário”, explicou Yuko Fujii. “Em relação às chaves, alguns caíram bem e outros ficaram com lutas mais duras. Mas, não faz diferença. Para chegar no topo do pódio tem que jogar todo mundo.”

Para o técnico da equipe feminina, Mario Tsutsui, o fundamental será manter a concentração, já que esta é uma competição de tiro curto, com a maioria dos brasileiros já estreando nas quartas-de-final.

“Acho que as meninas saíram bem no posicionamento das chaves. Agora é esperar que lutem com bastante disposição, porque é uma competição muito curta e de muita intensidade. Não pode dar bobeira, vacilar. Aqui na pan-américa a gente sabe que um shido (punição) faz muita diferença. Vou conversar com elas para entrarem muito concentradas e seguirem em frente”, ressaltou Tsutsui.

As disputas começam nesta quinta-feira, às 15h, em Videna para três categorias (48kg, 52kg e 60kg). Três atletas abrem os trabalhos do judô brasileiro em Lima: Larissa Farias (48kg), Larissa Pimenta (52kg) e Renan Torres (60kg) entram no tatame nessa quinta.

Na sexta-, além de Rafaela e Jeferson, luta ainda Daniel Cargnin (66kg); no sábado, Alexia Castilhos (63kg), Ellen Santana (70kg), Eduardo Yudy Santos (81kg) e Rafael Macedo (90kg); no domingo, último dia da modalidade no Pan-Americano de Lima, a líder do ranking mundial, Mayra Aguiar (78kg) terá a companhia Beatriz Souza (+78kg) e, claro, David.

Dos 13 convocados, 10 são estreantes em Jogos Pan. Os “veteranos” são Rafaela, Mayra e David.

“Nunca tivemos tantos atletas estreantes como temos nessa edição. É o recorde do Brasil em termos de atletas estreantes em Jogos Pan-Americanos. Mas, estão muito bem preparados, são experientes em eventos do circuito, têm tido um crescimento dentro deste ciclo olímpico e, por isso, estão aqui, são os melhores atletas que a gente tem hoje para estar representando o Brasil nos Jogos Pan-Americanos”, pontuou Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ e chefe de equipe do judô em Lima.

As preliminares começarão às 15h e as finais serão às 19h desta quinta. O site ippon.org atualizará o andamento das chaves em tempo real, enquanto Sportv e Record transmitem o evento ao vivo.

*Com informações da CBJ

Foto: Washington Alves/COB

Deixe uma resposta