Rafaela Silva é prata e Jéssica Pereira, bronze no Campeonato Pan-americano

Brasil conquista oito medalhas no primeiro dia da competição; Luana Carvalho compete neste sábado


O Time Judô Rio garantiu duas medalhas no Campeonato Pan-americano e Oceania de judô nesta sexta-feira (15). Rafaela Silva (57kg/Flamengo) ficou com a prata e Jéssica Pereira (52kg/Instituto Reação) conquistou o bronze. No total, o Brasil conquistou oito medalhas no primeiro dia da competição, sendo 3 de ouro, uma de prata e quatro de bronze.

Os maiores duelos do dia ficaram com a categoria leve feminina (57kg), que contava, simplesmente, com as últimas três campeãs mundiais desse peso: a brasileira Rafaela Silva e as canadenses Christa Deguchi e Jessica Klimkait. Rafa conseguiu bater a argentina Brisa Gomez, na estreia, com um lindo ippon, e assegurou seu lugar na final com uma projeção perfeita sobre Klimkait, na semifinal.

Na decisão, contudo, sucumbiu à atual campeã mundial, Deguchi, que projetou a brasileira duas vezes e ficou com o título continental, além de desempatar o histórico do confronto, somando quatro vitórias contra três de Rafaela.

Jéssica Pereira (52kg) só foi derrotada pela compatriota Larissa Pimenta na semifinal, que acabou com o ouro da categoria. Pimenta conseguiu impor maior volume de ataques e acabou levando a melhor no jogo tático de pegadas. Na disputa do bronze, Jéssica bateu Angelica Delgado, dos Estados Unidos, por ippon.

Jéssica Pereira vinha embalada pela medalha de ouro no Grand Prix de Zagreb que marcou seu retorno em grande forma aos 52kg. O bronze conquistado em Calgary também dará à Jéssica pontos valiosos, mantendo-a viva na corrida por Paris.

As outras medalhas do dia foram de Daniel Cargnin (73kg) e Matheus Takaki (60kg), que ficaram com o ouro. Já os bronzes brasileiros foram garantidos nas duas categorias que o país teve dobras – 60kg e 52kg – além do ligeiro feminino (48kg) e meio-leve masculino (66kg). Michel Augusto imobilizou Juan Garboa, do Equador, para ficar com a medalha; Natasha Ferreira (48kg) superou Keisy Perafan, da Argentina, nas punições; e Willian Lima (66kg) venceu Ulises Mendez, do México, nas punições. A única categoria em que o Brasil não teve medalhas foi no meio-médio feminino (63kg).

O Pan-Americano e Oceania continua neste sábado, com mais oito brasileiros lutando por pódios: Luana Carvalho (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Beatriz Souza (+78kg), Guilherme Schimidt (81kg), Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva (+100kg) entrarão no tatame a partir das 13h (Brasília). AS finais serão a partir das 19h (Brasília). Todas as lutas estão sendo transmitidas ao vivo pela plataforma paga de streaming judocanada.tv

O Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô Calgary 2023 é uma das etapas mais importantes na corrida para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, pois distribui muitos pontos (700kg) no ranking e serve como o sexto ponto no somatório dos seis melhores resultados do ano que determinam a posição do atleta no ranking olímpico. Esse Pan valerá 100% dos pontos para Paris.

Deixe uma resposta