Rafaela Silva e Gabriel Falcão levam Judô Rio a Paris para o primeiro Grand Slam do ano
Judocas de Flamengo e Reação, respectivamente, vão à luta neste fim de semana na capital francesa
Como não poderia deixar de ser, o Judô Rio se fará presente na primeira competição do ano do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ). Neste fim de semana, dias 1 e 2 de fevereiro, Rafaela Silva, do Clube de Regatas do Flamengo, e Gabriel Falcão, do Judô Comunitário Instituto Reação, vão à luta no Grand Slam de Paris, que recebe 298 competidores de 50 países e 4 continentes. A delegação brasileira contará com 7 judocas na capital francesa.
Começando a temporada em nova categoria, agora como Peso Meio-Médio (63kg), Rafaela Silva sobe aos tatames no sábado, tendo a italiana Savita Russo como primeira adversária. No ano passado, como Peso Leve (57kg), o ápice de Rafaela Silva foi a conquista da medalha olímpica de bronze por equipes nos Jogos Paris 2024. Completando as láureas internacionais, a judoca do Flamengo ainda ganhou o ouro no Pan-Americano e Oceania do Rio de Janeiro, a prata no Grand Slam do Cazaquistão e o bronze no Grand Slam de Tbilisi.
Por sua vez, o também Peso Meio-Médio Gabriel Falcão compete no domingo em Paris, e sua estreia será contra o francês Alpha Oumar Djalo. Em 2024, o judoca do Reação conquistou uma medalha de prata no Grand Prix de Zagreb e foi 5º lugar em duas outras competições internacionais: Grand Slam de Tbilisi e Pan-Americano e Oceania do Rio de Janeiro.
O Grand Slam de Paris terá transmissão ao vivo pelos canais JudoTV, Canal Olímpico do Brasil, sportv e Combate. As finais começam sempre às 13:00h, enquanto as eliminatórias terão início às 6:00h, no sábado, e às 6:30h, no domingo.