Rio de Janeiro mantêm tradição e realiza super evento de judô inclusivo em parceria com a ABJI

Último evento do Circuito Nacional no ano contou com 68 judocas de 14 clubes de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo


Faz muito tempo que o Rio de Janeiro é referência no incentivo ao judô inclusivo. E a realização da superetapa do Rio de Janeiro do Circuito Brasil de Judô Inclusivo nos últimos dias 17 e 18 de novembro foi mais uma prova dessa vocação que a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) tem. Junto com a Associação Brasileira de Judô Inclusivo (ABJI), o Time Judô Rio recebeu 68 judocas de 14 clubes de 3 Estados Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O objetivo do Circuito Brasil é expandir a prática do judô para pessoas com deficiência e neurodiversas por vários estados do Brasil. Assim, há um incentivo a troca de experiência e do convívio entre judocas de vários Estados para além dos que já incluem tradicionalmente os praticantes da modalidade.

“Temos uma parceria firmada com a FJERJ desde 2022, na pessoa do presidente Jucinei Costa, quando a ABJI esteve realizando o torneio de judô inclusivo dentro da Copa Rio do ano passado. Como o evento foi cancelado esse, recebemos o convite para ter uma etapa no Rio de Janeiro”, contou Felipe Vasconcelos, vice-presidente da ABJI. Além deles, estiveram presentes no evento pela Associação o presidente Eduardo Nascimento, o coordenador de eventos Luis Fossati e o técnico da Sandro Marcelo.

“A nossa avaliação é que o evento foi fantástico. Nós tivemos que fazer algumas adaptações por conta do calorão que estava na cidade, mudamos o local da competição para um lugar com climatização para que tudo corresse bem. Foi um evento impecável na recepção, na pesagem, nas súmulas, na pontualidade com os horários, nas avaliações funcionais. Recebemos muitos elogios das famílias e dos atletas. Cumprimos todos os objetivos almejados”, completou Felipe. O evento, inicialmente previsto para a Arena da Juventude, foi realizado no dojô da Equipe Rufoni. A FJERJ aproveita para agradecer o professor Ricardo Ruffoni pela cessão do espaço.

Além dos representantes da ABJI, a Super Etapa Rio de Janeiro do Circuito Brasil de Judô Inclusivo contou com a presença da equipe de eventos liderada por Cláudio Rodrigues, com o Presidente da FJERJ Jucinei Costa, com o diretor-técnico Leonardo Lara, com o sensei Antônio Júnior, treinador da seleção paralímpica de base e com o sensei Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

“A ABJI está fazendo um trabalho excelente, principalmente nas avaliações de cada segmento. É um orgulho para a FJERJ estar inserida dentro do Circuito Brasil e incentivamos que mais pais e mães tragam seus filhos para o judô, uma modalidade acolhedora, que não faz distinção. Os filiados da FJERJ, verdadeiros faixas pretas, estão preparados para receber e trabalhar com pessoas com deficiência e neurodiversas. Alguns dos exemplos maiores estiveram no evento como o sensei Ney Wilson que faz esse trabalho há anos junto com a sensei Nilza, do sensei Antônio, dentre outros bons exemplos”, disse Jucinei.

A presença de Ney Wilson foi, em parte, pela homenagem a um de seus alunos Mateus Moreira como destaque do Circuito Brasil de Judô Inclusivo. Além dele, Guilherme Paiva, também do Rio de Janeiro, Jaubert e Marlon, de Minas Gerais, foram homenageados por terem participado de todas as etapas do Circuito.

Além dos quatro judocas, o evento com a presença de judocas com deficiência intelectual, visual, física e atletas neurodiversos, que têm transtornos e síndromes, mas não se encaixam nas deficiências citadas anteriormente.

O CIRCUITO BRASIL DE JUDÔ INCLUSIVO
O CBJI tem o objetivo de promover e disseminar a prática do judô para Pessoas com Deficiência (PcD) por meio da combinação da experimentação esportiva e o convívio social. O projeto despertará nos participantes novas vivências sociais, desenvolvendo habilidades e valores, ultrapassando as fronteiras e influenciando vidas. Como se trata de um evento inclusivo, as atividades desenvolvidas serão de caráter competitivo e lúdico com o intuito de incentivar e gerar prazer através da prática do Judô para os participantes.

Deixe uma resposta