Rafaela Silva derrota algoz do Mundial e é campeã do Grand Prix de Cancun

Atual campeã olímpica conseguiu ippon sobre a canadense Jessica Kimklait. Judô Rio ainda conquistou um quinto lugar com Sarah Menezes, que foi derrotada na disputa do bronze pela sérvia Milica Nikolic

A atual campeã olímpica Rafaela Silva (57kg) voltou ao lugar mais alto do pódio no Circuito Mundial de Judô. Nesta sexta-feira, 12, a brasileira derrotou por ippon a canadense Jessica Klimkait, sua algoz na primeira rodada do Mundial de Baku há duas semanas, e conquistou o título do Grand Prix de Cancun, no México, somando 700 pontos no ranking mundial. O Judô Rio ainda esteve em mais uma disputa de medalhas com Sarah Menezes (48kg), que acabou derrotada na disputa do bronze pela sérvia Milica Nikolic. Jéssica Pereira (52kg) e Tamires Crude (57kg) também representaram a FJERJ nesta sexta, em Cancun, mas ficaram nas oitavas-de-final do Grand Prix. O Brasil ainda conseguiu um bronze com Charles Chibana (66kg).

Retornando às competições internacionais depois de ficar fora do pódio no Campeonato Mundial, Rafaela abriu caminho rumo ao ouro com vitória por um waza-ari sobre a belga Mina Libeer. Em seguida, passou pela alemã Sappho Coban com um waza-ari e o ippon. Nas quartas, reencontrou a veterana Miryam Roper, de 36 anos, que hoje defende o Panamá, mas lutava pela Alemanha e nunca venceu Rafaela. Em Cancún, Roper caiu novamente para Rafa, que carimbou sua 10ª vitória sobre a adversária e um lugar na semifinal do Grand Prix.

Nessa fase, Rafaela dominou a atual vice-campeã mundial, Nekoda Smythe-Davis, da Grã-Bretanha, e, pontuou com um waza-ari para chegar à grande decisão. Com nova estratégia, a brasileira apostou nos contragolpes para projetar Klimkait duas vezes, marcar dois waza-aris (ippon) e comemorar seu segundo ouro na temporada 2018. Neste ano, ela foi campeã também do Grand Prix de Budapeste.

“No Mundial eu perdi para ela (Klimkait) e tive que treinar uma estratégia de luta diferente. Era manter o foco a luta toda, os quatro minutos e, quando ela se jogasse na minha frente, eu iria chacoalhar e colocar a perna, entrar o-uchi-gari, uchi-mata, o que fosse. Estou muito feliz de ver que em duas semanas consegui evoluir e mudar o resultado de duas semanas atrás. Agora é continuar trabalhando”, explicou Rafaela ao sair do tatame.

A campeã olímpica de Londres 2012 Sarah Menezes (48kg) terminou em quinto lugar. Na disputa pelo bronze ela vencia Milica Nikolic nas punições (2-1), mas acabou sendo imobilizada pela sérvia até o ippon. Nas preliminares, Sarah bateu Alexandra Pop, da Romênia, e Anne Sophi Jura, da Bélgica. Nas quartas, perdeu por um waza-ari para a atual campeã olímpica, Paula Pareto, da Argentina, mas recuperou-se com ippon na repescagem em combate que durou 13 minutos com a israelense Shira Rishony.

A competição continua neste final de semana com mais brasileiros no tatame. No sábado, 13, lutarão os atletas dos pesos 63kg, 70kg, 73kg e 81kg, entre eles Victor Penalber (81kg). No domingo, 14, as disputas se encerram com as categorias 78kg, +78kg, 90kg, 100kg e +100, em que o Judô Rio será representado por David Moura (+100kg) no tatame do Poliforum Benito Juarez. As preliminares começarão às 12h30 (de Brasília) no sábado e no domingo. O bloco final será a partir das 19h (de Brasília). A Federação Internacional de Judô transmite todas as lutas ao vivo pelo portal www.live.ijf.org.

Deixe uma resposta