Rafaela Batista é prata na Copa Europeia Sub-21 de Paks
Ao todo, Time Judô Rio conquistou 5 das 10 medalhas brasileiras no evento e teve 4 agremiações afiliadas à FJERJ representadas no pódio
* por Diano Massarani
O Time Judô Rio viveu mais uma jornada vitoriosa no Velho Continente. Neste domingo, 17 de julho, Rafaela Batista, do Instituto Santa Cruz de Esportes, conquistou a medalha de prata na categoria até 48Kg na Copa Europeia Júnior de Paks. Em sua campanha, Rafaela venceu Ekaterina Danilkov (Canadá) e Rebeca Koszegi (Hungria) para chegar à final, onde foi superada no Golden Score por Merve Azak (Turquia). Essa é a segunda medalha de Rafaela Batista em eventos europeus da classe Sub-21 em um curto período, já que ela havia ganho o ouro na cidade de Graz (Áustria) há pouco mais de um mês.
A seleção brasileira terminou a Copa Europeia Sub-21 de Paks como a que mais subiu ao pódio, com um total de 10 medalhas, sendo que o Time Judô Rio contribuiu com a metade. Além da mencionada prata de Rafaela Batista no domingo, o sábado na cidade húngara viu as pratas de Eliza Ramos (78kg/Flamengo) e Gabriel Falcão (73kg/Instituto Reação) e os bronzes de Ryan Conceição (60kg/Associação Nagai) e Matheus Pereira (66kg/Instituto Reação).
Com isso, vale ressaltar que 4 agremiações afiliadas à FJERJ estiveram representadas no pódio na Copa Europeia Sub-21. E se levar em conta a façanha de Pedro Medeiros (73Kg/Umbra – Vasco da Gama) no Grand Prix de Zagreb no sábado, ao vencer Lasha Shavdatuashvili (Geórgia), o atual número 1 do ranking mundial, o último campeão mundial e trimedalhista olímpico, nada menos do que 5 agremiações afiliadas à FJERJ viveram um fim de semana de sucesso em solo europeu.
Terminado o giro pela Europa, agora as atenções se voltam 100% para a 16ª edição da Copa Rio Internacional de Judô, que ocorre entre os dias 22 e 24 de julho, no Velódromo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca.