Pedro Medeiros se apresenta ao mundo no Grand Prix e Quarteto Fantástico brilha na Copa Europeia Sub-21

Pedro venceu o atual campeão mundial e trimedalhista olímpico em Zagreb, enquanto Eliza Ramos, Ryan Conceição, Matheus Pereira e Gabriel Falcão foram ao pódio em Paks

* por Diano Massarani

Não existe melhor forma de se apresentar à elite do Judô do que vencer com autoridade um adversário que seja o atual número 1 do ranking mundial, o último campeão mundial e trimedalhista olímpico. Pois foi exatamente o que fez Pedro Medeiros neste sábado, 16 de julho, no Grand Prix de Zagreb, ao bater Lasha Shavdatuashvili (Geórgia) com dois waza-aris pela categoria até 73Kg. E foi por pouco que Pedro não coroou sua jornada na capital croata com uma medalha, tendo chegado até a disputa do bronze, quando foi superado pelo compatriota Daniel Cargnin. Não ter subido ao pódio, porém, não diminui o tamanho da façanha de Pedro Medeiros, nem a sua própria felicidade:

“Foi uma jornada muito árdua e dura, desde que eu soube da possibilidade de lutar aqui em Zagreb. Cheguei como desconhecido, já que é minha primeira viagem internacional para uma competição Sênior, e saio muito feliz com o resultado”, contou o orgulhoso atleta do Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, que só nesta temporada já ganhou o ouro no Torneio de Abertura da FJERJ e no Campeonato Brasileiro da Região III, além de ter sido prata no Campeonato Brasileiro Sênior e bronze no Aberto Nacional Sub-23. Já de olho nos próximos grandes desafios, Pedro completou: “Quem sabe, perante esse resultado em uma competição forte como o Grand Prix, não vem uma convocação para o Mundial? Agora é continuar treinando firme porque a Copa Rio de Judô está aí”.

O “Jovem Titã” Pedro Medeiros não foi o único representante do Time Judô Rio a ter um sábado heroico no Velho Continente. Na Copa Europeia Sub-21 realizada na cidade húngara de Paks, o “Quarteto Fantástico” formado por Eliza Ramos (78kg/Flamengo), Gabriel Falcão (73kg/Instituto Reação), Ryan Conceição (60kg/Associação Nagai) e Matheus Pereira (66kg/Instituto Reação) subiu ao pódio. Eliza Ramos e Gabriel Falcão conquistaram a prata, enquanto Ryan Conceição e Matheus Pereira, o bronze.

Neste domingo, o Time Judô Rio volta aos tatames europeus. No Grand Prix de Zagreb, Giovanna Santos (+78Kg), invicta no Brasil na temporada 2022, terá como primeira adversária Kubranur Esir (Turquia), e André Humberto (100Kg) estreia contra Kacper Szczurowski (Polônia). Já na Copa Europeia Júnior de Paks, nada menos do que 10 judocas irão à luta: Rafaela Batista (48kg/Instituto Santa Cruz), Mariana Nunes (48kg/Instituto Reação), Beatriz Comanche (57kg/Umbra-Vasco), Kauan dos Santos (81kg/Flamengo), Matheus Abreu (81kg/Instituto Reação), Cauã Galdeano (81kg/Instituto Reação), Renan Furtado (90kg/Instituto Reação), Jesse Barbosa (90kg/Umbra-Vasco), Yuri Santos (+100kg/Umbra-Vasco) e Gabriel Santos (+100kg/Instituto Reação).

Deixe uma resposta