Professora Silvana Nagai é selecionada pela CBJ para Programa de Intercâmbio no Japão

Depois de rigoroso processo seletivo, Confederação escolheu sete professores para período de aprimoramento técnico-didático na Universidade de Tsukuba

O Judô Rio estará, mais uma vez, representado no Intercâmbio Brasil x Japão para o aprimoramento de professores de Judô. Depois de um rigoroso processo seletivo realizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), a professora Silvana Nagai, da Associação Nagai, está entre os sete escolhidos para o curso de aprimoramento técnico-didático na conceituada Universidade de Tsukuba, no Japão. As aulas terão duração de três semanas entre os meses de setembro e outubro deste ano, com data a ser confirmada pela Embaixada do Japão.

“Foi uma grande notícia. Terei a oportunidade de conhecer in loco como é o sistema de ensino de judô no país que é berço desse esporte. Me senti imensamente feliz ao saber da notícia e fiquei plenamente realizada quando falei com meu pai, Tadao Nagai, e percebi sua emoção e alegria. Pai, dedico ao senhor essa oportunidade e espero honrar toda sua trajetória”, contou Silvana.

Entre os critérios, um dos mais importantes era ter um alto potencial de implantar e difundir o Judô nas escolas da cidade onde o candidato atua, tendo em mente que o objetivo primordial deste programa deverá ser a introdução do Judô no sistema escolar no Brasil. O Judô Rio esteve representado nas duas turmas anteriores, primeiramente com Leonardo Lara, técnico da academia de mesmo nome e vice-presidente da FJERJ, em 2017, e Rodrigo Rocha, treinador e preparador físico do Instituto Reação, no ano passado. 

“Quero dizer a cada um dos meus alunos dos projetos Malacacheta (Complexo do Alemão) e Plantando o Amanhã (Programa Social do Shopping Nova América e Rede Cruzada) que essa conquista é nossa. Vocês são os responsáveis por reavivar o meu amor pelo Judô”.

“Meu muito obrigada à FJERJ que tão bem me acolheu na cidade maravilhosa e à CBJ, ao Instituto Kodokan do Brasil, à Embaixada do Japão no Brasil e ao Programa Sport For Tomorrow por essa grande oportunidade”, completou Silvana.

O Programa de Intercâmbio Brasil x Japão é promovido pela Embaixada do Japão no Brasil em parceria com a Confederação Brasileira de Judô, o Governo Federal do Brasil e o Instituto Kodokan do Brasil. Além de Silvana Nagai, foram selecionados os professores Antonio Carlos Tavares Júnior (SP), Édson Luís Lorezentti (SC), Gleyson Ribeiro Alves (MG), Maicon Deivison da Cruz Moreira (BA), Nicodemos Filgueiras Júnior (MS), Rodrigo Augusto Trusz (RS) e Saimon Magalhães de Souza (PR).

O objetivo do programa é oferecer aos professores brasileiros uma oportunidade única de vivenciar e observar como o judô é trabalhado no sistema educacional do Japão. Em contrapartida, os professores terão a responsabilidade de trabalhar propostas viáveis de implantação do Judô na grade curricular das escolas públicas em suas cidades natais no Brasil.

Sport for Tomorrow – Judô nas Escolas

Desde 2016, o Brasil e o Japão mantêm uma parceria para a troca de experiências esportivas e de organização dos Jogos Olímpicos. Uma das iniciativas, assinada durante o Fórum Mundial de Cultura e Esporte, teve como objetivo o envio de professores brasileiros de judô para treinamento no Japão, a fim de conhecerem a forma de ensino da modalidade em escolas públicas e replicarem o modelo no Brasil. Ao todo, 15 profissionais brasileiros já passaram pelo curso em parceria com a Universidade Tsukuba.

Deixe uma resposta