Realização do 1º Campeonato Estadual de Judô Funcional mostra capacidade da FJERJ

Com quase 20h de transmissão, em parceria com a Eagle Sports Analytics, participantes e organizadores comemoram sucesso da competição virtual

Parecia impossível, mas com um esforço de organização e trabalho intenso, foi realizado o 1º Campeonato Estadual de Judô Funcional. Foram quase 20 horas de transmissão, divididas em dois dias, em parceria com a Eagle Sports Analytics. Os comentários no chat do YouTube não deixam dúvidas de que a torcida comprou a ideia e o evento foi, realmente, um sucesso.

O presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, fez a abertura da competição, diretamente de uma competição em que a seleção brasileira disputou em Portugal.

“O objetivo de organizar o Brasileiro de judô funcional foi justamente não deixar que as Federações e o Brasil ficassem tanto tempo sem uma competição. Gostaria de felicitar a todos os competidores, gostaria de parabenizar também a equipe de arbitragem e a equipe técnica que realizaram essa atividade. Sucesso a todos”, disse o presidente.

No sábado, com a condução do professor João de Deus, também houve a participação do presidente da Federação Espiritossantense de Judô, Márcio Almeida, Federação Mineira de Judô, professor Nédio Henrique.

“A palavra que define essa disputa do Judô Funcional é entusiasmo. Estou com muito entusiasmado com essa nova modalidade. Pelos números e indicativos de pessoas que participaram ao vivo podemos prever um Brasileiro bem disputado. Outro aspecto é que a gente tem descobertos valores no esporte como analista, locutor, pessoas que analisam e comentem para tornar a transmissão mais aprazível. A gente vê uma perspectiva de possibilidade de patrocínio. E muitos momentos de interação”, disse Nédio.

“A Região III é muito unida, conversamos muito, trocamos muito. A FJERJ é uma inspiração pra nós. É muito importante esse passo que a CBJ deu para preencher esse espaço vazio que temos de competições. É uma forma inteligente de não ficarmos parados”, disse Márcio.

O Professor Jeferson Vieira também falou na Cerimônia de Abertura. Ele lamentou a perda do pai do professor Jucinei Costa.

“Não podemos deixar de lembrar do nosso amigo e presidente, Jucinei Costa. Desejo a ele os meus sentimentos por sua perda. Somos judocas e sabemos cair e levantar. Esse campeonato mostra isso”, disse o superintendente, citando toda a equipe de arbitragem que atuou no evento, principalmente o professor Glaudson.

O professor João de Deus também agradeceu ao responsável pela organização do evento que ficou a cargo do professor Daniel Garcez. O professor Leonardo Lara, vice-presidente da FJERJ, solicitou um minuto de silêncio antes de declarar aberto o evento e homenagem ao pai do professor Jucinei e a todas as vítimas do Covid-19 em nosso país.

“Estamos tendo um desafio de realizar um evento em que nós não tínhamos a expertise para que nossa comunidade não ficasse parada. Temos o objetivo de classificar nossos atletas para o Campeonato Nacional. Foi uma iniciativa fantástica da CBJ, trabalhando o judô de uma forma diferente e mobilizando toda a comunidade. E em breve vamos realizar o segundo módulo do nosso curso de graduação”, disse Lara. “Agradeço a todos nossos parceiros pelo apoio na realização desse evento”.

Depois da solenidade, começaram as competições nas classes Sub 18, Veteranos I e II e Sênior, no sábado, 26, e do Sub 21 e Sub 13, no domingo, 27. Foram 97 atletas de 25 clubes na competição que sagrou os campeões listados no arquivo abaixo!

Outro destaque da transmissão foram as entrevistas do professor Kiko com o professor Paulo Alonso, reitor da Universidade Santa Úrsula, que falou sobre a parceria com a FJERJ; com o atleta paralímpico de judô Roberto Paixão; com o Cristian Cezário, idealizador da modalidade de judô funcional; e com o professor Ney Wilson, ex-presidente da FJERJ e gestor de alto rendimento da CBJ.

Todas as lutas e entrevistas podem ser vistas nos links abaixo.

Campeonato Estadual de Judô Funcional – Dia 1: https://youtu.be/mOIMsbZAOcI

Campeonato Estadual de Judô Funcional – Dia 2: https://www.youtube.com/watch?v=uXCU_UFb1PU

Deixe uma resposta