Judocas do Flamengo, Impacto e Instituto Santa Cruz são campeões da Seletiva Nacional Sub-18

Competição foi disputada no último final de semana no Ginásio do Paineiras Morumby; várias agremiações conquistaram vagas diretas para o Meeting Nacional


O Time Judô Rio esteve representado por diversos atletas de diferentes clubes na Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21, disputada no último final de semana, no Ginásio do Paineiras Morumby, em São Paulo. Os maiores destaque foram Matheus Teixeira (60kg/Instituto Santa Cruz), Thayllor Alves (90kg/Flamengo) – que superou Gelson Ricken (90kg/Botafogo) na decisão – e Maria Hotts (70kg/Impacto), que venceram as suas respectivas no Sub-18.

“Eu me sinto muito alegre, porque está sendo uma busca constante para mim, venho treinando todos os dias. O nível hoje estava muito difícil, mas consegui sair com essa vitória. Espero muitas coisas boas para o próximo ano. Vou continuar treinando e me dedicando para conquistar uma vaga no Mundial”, disse Matheus, de 16 anos, campeão do peso meio-leve (60kg), categoria mais cheia da Seletiva Sub-18 com 80 inscritos. Ele fez seis lutas ao longo do dia para conquistar o primeiro lugar.

Já no Sub-21, Vinicius Cerqueira (60kg/Flamengo), Maria Avelino (63kg/Flamengo), Ana Moreira (70kg/Instituto Reação) e Jesse James Barbosa (90kg/Umbra-Vasco) alcançaram a final de suas categorias, mas acabaram não ficando com o título.

Confira abaixo as súmulas e os resultados completos:

A Seletiva das equipes de base é a primeira etapa do processo de formação das Seleções Brasileiras Juvenil e Júnior e funciona como um primeiro “filtro” de seleção de atletas, classificando-os diretamente para o Meeting Nacional. Neste ano, os doze primeiros colocados na Seletiva já garantem vaga na competição que vai acontecer em fevereiro de 2024. Além disso, a Seletiva distribui pontos no ranking nacional das duas classes, utilizado como critério para convocações de competições internacionais, como os Estágios, Campeonato Pan-Americano e Mundial.

O CBI: Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21 deste ano bateu recorde de números e ficou marcado como o evento mais cheio de 2023. Ao total, foram 1.227 atletas, 202 clubes, 1577 lutas realizadas e 1367 ippon distribuídos.

As próximas e últimas competições do calendário nacional 2023 serão o CBI: Troféu Brasil e o CBI: Grand Prix Nacional, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, em Minas Gerais. A expectativa é que mais de 400 atletas da elite do judô brasileiro participem.

Deixe uma resposta