Judô Rio conquista terceiro lugar no masculino e no feminino no Brasileiro Sub 15

Neste domingo, último dia do torneio disputado em Blumenau (SC), foram mais quatro medalhas, sendo um ouro, uma prata e dois bronzes. Destaque para Matheus de Abreu que garantiu vaga para representar o Brasil no Pan e Sul-Americano Sub 15

O Judô Rio teve grandes motivos para comemorar no segundo e último do Campeonato Brasileiro Sub 15, disputado no Ginásio Galegão, em Blumenau (SC). Neste domingo, 02/09, foram mais quatro medalhas, sendo um ouro, uma prata e dois bronzes. Diferentemente do primeiro dia, o destaque deste domingo ficou por conta do masculino, em especial para Matheus de Abreu (64kg/) que conquistou o ouro na sua categoria e garantiu o direito de representar o Brasil nos Campeonatos Pan e Sul-Americano Sub 15, que serão disputados em Guayaquil, de 15 a 18 de novembro. Além dele, o Rio garantiu outros representantes: Thayssa Assis (36kg/Instituto Reação), que também foi campeã em sua categoria neste sábado, Beatriz Comanche (40kg/UMBRA), Alice Gouvea (48kg/Instituto Santa Cruz) e Davi Oliveira (58kg/Instituto Santa Cruz), vice-campeões em seus respectivos pesos.

No masculino, foram três medalhas neste domingo. Matheus de Abreu (64kg/Instituto Reação) foi o principal atleta do Judô Rio não só porque conquistou o ouro da categoria mas também porque venceu todas as quatro lutas – contra Gabriel Martins (PR), Richardison Silva (PE), Pietro Trindade (SC) e Pedro da Silva (SP) – na competição por ippon. Davi Oliveira (58kg/Instituto Santa Cruz) também chegou à decisão de sua categoria com uma grande campanha, vencendo quatro lutas – contra Kauã Ferreira(CE), Marcus Santos(MG), Max Breno de Medeiros(RN) e Marcelo Júnior(PA) por ippon, mas ficou com a prata ao ser derrotado por João Alves. Por fim, Antônio Medeiros Neto (53kg/Instituto Reação) conquistou o bronze ao vencer três adversários na repescagem – André de Lima(MG), André Lima(ES) e Ruan Charles Arruda(MS) – por ippon. Como no primeiro dia o Judô Rio já havia conquistado três bronzes com Romário Vieira (36kg/UMBRA), Warlesson Silva (40kg)/Instituto Santa Cruz) e Jesse Barbosa (48kg/UMBRA), a FJERJ acabou em terceiro no quadro de medalhas do masculino, atrás do Distrito Federal e de São Paulo.

No feminino, foram duas disputas de medalhas. Destaque para o meio-médio, em que Joana Maia (53kg/Instituto Reação) conquistou o bronze ao vencer Maria Clara Avelino (53kg/Flamengo) por ippon. Joana havia vencido três lutas até a semifinal quando caiu para a campeã Bianca Reis(DF). Já Maria foi derrotada nas quartas e conseguiu duas vitórias na repescagem até à disputa de medalhas. A outra disputa de medalha foi de Maria Luiza Campos (+73kg/Jequiá) que acabou em quinto. No sábado, Thayssa Assis (36kg/Instituto Reação) foi ouro, Beatriz Comanche (40kg/UMBRA) e Alice Gouvea (48kg/Instituto Santa Cruz) ficaram com a prata e Cailane Mendes (44kg/Flamengo) conquistou o bronze. Desse jeito, o Judô Rio ficou em terceiro no quadro de medalhas feminino com um ouro, duas pratas e dois bronzes, atrás apenas de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Sabrina Santos (58kg/Instituto Reação), Igor Batista (58kg/ Instituto Reação), Romário Carvalho (73kg/Jequiá), Caio Silva (+73kg/Academia Body Place) também lutaram neste domingo, mas não conseguiram chegar à disputa por medalhas. O professor Márcio Clement Carvalho (Judô Clube Ren-Sei-Kan) foi o chefe da delegação, ao lado dos técnicos Marcelo “Moskão” Gomes (Instituto Reação) e Jomar Carneiro (Team Nogueira Recreio). O vice-presidente da FJERJ, Leonardo Lara, também acompanhou a delegação.

Confira abaixo as súmulas, resultados e o quadro de medalhas, além de algumas fotos da equipe

Sumulas Masculino – Brasileiro Sub 15 2018
Sumulas Feminino – Brasileiro Sub 15 2018
Resultados – Brasileiro Sub 15 2018
Quadro de medalhas – Brasileiro Sub 15 2018

Deixe uma resposta