Com ponto decisivo de Jéssica Pereira, Brasil é campeão Pan-Americano de Judô Por Equipes

Time Judô Rio ainda conquistou dois bronzes com David Moura e com a própria Jéssica no individual



O Time Judô Rio foi muito bem no Campeonato Pan-Americano Sênior de Judô, disputado em Guadalajara, México, neste final de semana, e fechou com chave de ouro, literalmente, a participação do Brasil na competição. Depois de um empate em 3 a 3 com Cuba na decisão Por Equipes, a categoria 57kg foi a sorteada para o desempate e coube a Jéssica Pereira conseguir um waza-ari sobre Arnaes Garcia e garantir o Brasil no topo das Américas mais uma vez.

A competição por equipes mistas é a nova prova olímpica do judô que valerá medalha em Tóquio, no ano que vem. Em 2019, o Brasil foi bronze no mundial e campeão no Pan, repetindo o feito em 2020. Para isso, passou pela equipe do México, na semifinal, com vitória tranquila por quatro a zero sobre os donos da casa. Os pontos brasileiros foram marcados por David Moura (+90kg), Jéssica Pereira (57kg), Eduardo Katsuhiro (73kg) e Maria Portela (70kg).

No individual, o Time Judô Rio conquistou mais duas medalhas. Jéssica Pereira, que estreou em continentais no peso Leve (57kg) depois de conquistar duas vezes o título das Meio-Leves (52kg), ficou com o bronze. Ela perdeu na estreia para a cubana Arraes Odelin Garcia depois de sofrer 3 punições, assim como na primeira luta da competição por equipes, mas superou Kiara Arango (PER) e Amelia Fulgentes (USA), ambas por ippon, para subir ao pódio. 

Outro representante do Time Judô Rio que chegou ao pódio foi o peso-pesado David Moura. Ele estreou com vitória por ippon sobre José Alcantara Nova (DOM), mas acabou derrotado na semifinal pelo cubano Andy Granda, que viria a conquistar o ouro ao derrotar também Rafael Silva na decisão da categoria. Na luta pelo bronze, David superou Pedro Pineda (VEN) por waza-ari e conquistou a medalha.

Na categoria até 52kg, Eleudis Valentim foi derrotada por Luz Olvera (MEX) e, na repescagem por Larissa Pimenta e acabou fora do pódio. Além dos atletas, a FJERJ também foi representada pelo árbitro Jeferson Vieira, superintendente da FJERJ, que atuou no Campeonato Pan-americano.

Além dos dois bronzes do Time Judô Rio, o Brasil foi o campeão no individual geral porque também conquistou quatro ouros com Eric Takabatake (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Maria Portela (70kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg); pratas com Eduardo Katsuhiro (73kg), Beatriz Souza (+78kg), Eduardo Yudy (81kg), Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg); e bronzes com Larissa Pimenta (52kg) e Ketleyn Quadros (63kg).

Essa foi a última competição do ano para a seleção brasileira de judô. O Circuito Mundial IJF retornará em janeiro, com o World Masters, em Doha, reunindo os melhores judocas do mundo em busca de 1800 pontos na classificação olímpica.

Deixe uma resposta