Giovanna dos Santos e Marcelo Gomes em ação no World Combat Games
Judocas do Flamengo participam da terceira edição do multievento esportivo dedicado às artes marciais nesta segunda-feira, em Riad, na Arábia Saudita
* por Diano Massarani
O World Combat Games, multievento esportivo internacional dedicado às artes marciais, chega a sua terceira edição trazendo nada menos do que 16 modalides. Como não poderia deixar de ser, um multievento de esportes de combate certamente conta com o Judô em seu programa. E se tem Judô internacional de alto nível, o Judô Rio se faz presente. Giovanna dos Santos (+70Kg) e Marcelo Gomes (90Kg), ambos do Clube de Regatas do Flamengo, estão entre os 6 integrantes do Brasil, um dos 14 países representados na competição por equipes mistas de Judô do World Combat Games.
Atual número 42 do ranking mundial na categoria Peso Pesado, Giovanna dos Santos fará a sua nona competição internacional nesta temporada, tendo como melhores resultados o ouro no Open Pan-Americano de Córdoba (Argentina), além das medalhas de bronze no Grand Prix de Upper (Áustria), no Open Europeu de Praga (Tchecoslováquia) e no Open Pan-Americano de Guayaquil (Equador):
“Minha preparação tem sido bem intensa, principalmente porque eu estou vindo de uma competição em Praga, onde consegui a medalha de bronze, e logo depois fiquei quatro dias em treinamento na Eslováquia, o que foi muito bom, pois consegui corrigir algumas coisas que eu precisava melhorar”, comentou a judoca de 22 anos, para, em seguida, falar sobre suas expectativas com relação ao desempenho brasileiro:
“Chego confiante ao World Combat Games. A seleção brasileira escalou uma equipe muito boa e eu acredito muito no potencial de cada atleta convocado. Competição por equipes é sempre um ajudando o outro, querendo ganhar para não deixar a responsabilidade para o outro. Tenho certeza que cada um da nossa equipe vai dar o máximo de si, com sangue nos olhos, e vamos mostrar um bom rendimento”.
Marcelo Gomes, por sua vez, terá em Riad a sua sétima participação internacional em 2023, com o destaque para o bronze no Gran Prix de Upper (Áustria). Aos 23 anos, Marcelo Gomes é o número 36 do ranking mundial da categoria Peso Médio:
“Minha preparação segue com muita intensidade, tanto na parte física como técnica. Estou focado em explosão e força, além de estar recebendo um suporte enorme nos treinos para superar algumas deficiências técnicas que eu apresentei em competições passadas. O Campeonato Carioca serviu como treino para eu colocar em prática o que venho trabalhando dia a dia e também para me dar mais confiança, principalmente por ter sofrido uma lesão recentemente. Com toda essa preparação, nunca estive tão confiante”.
Giovanna dos Santos e Marcelo Gomes terão como parceiros na seleção brasileira do World Combat Games Bianca Reis (57Kg), Kaillany Cardoso (70Kg), Michael Marcelino (73Kg) e Juscelino Nascimento (+90Kg). Assim que encerrarem suas participações no World Combat Games,os judocas do Flamengo embarcam direto para os Emirados Árabes, onde irão competir na etapa de Abu Dhabi do Grand Slam, de 24 a 26 de outubro.