FJERJ promove Credenciamento de Árbitros para a temporada 2024

Com 119 inscritos e destacada presença de cerca de 40 treinadores, evento foi realizado no último sábado, no Jequiá Iate Club
* por Diano Massarani

Um dos símbolos da excelência do Judô Rio ao longo dos últimos anos tem sido o seu quadro de arbitragem. E para garantir que a temporada de 2024 seguirá no mesmo norte, a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro iniciou o ano promovendo o Credenciamento dos Árbitros, realizado no último sábado, 9 de março, no Jequiá Iate Club. Coordenador Geral de Arbitragem da FJERJ, o sensei Gilmar Dias (Árbitro Internacional FIJ A) ressaltou não somente o total de 119 árbitros inscritos, mas principalmente a presença de cerca de 40 treinadores ao evento:

“A Federação está se esforçando ao máximo para para existir uma união entre árbitros e técnicos, e sinto-me muito feliz porque conseguimos trazer cerca de 40 treinadores para acompanhar o credenciamento dos árbitros. Penso que para o bem do Judô, árbitros e técnicos têm que navegar no mesmo mar, em via de mão única, e não em via de mão dupla. Os técnicos são faixas pretas e os árbitros são faixas pretas. Os técnicos são kodanshas e os árbitros são kodanshas. No Judô que eu conheço, deve existir sempre harmonia e respeito na relação entre árbitros e técnicos, para que, ao final, os atletas, que são as grandes estrelas, possam brilhar”.

Convidado para ministrar uma palestra, o Vice-Presidente da Federação, sensei Jeferson Vieira (Árbitro Olímpico FIJ A), reforçou a satisfação com a destacada presença dos treinadores ao evento e comentou sobre os principais tópicos de sua apresentação:

“O turno da manhã ficou reservado para a parte teórica, através de vídeos com as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Judô para o ciclo entre 2022 e 2024. Já no turno da tarde ocorreu a parte prática, explorando as atualizações desta regras, passando por questões como falta de combatividade, quando certas técnicas são permitidas e quando não são, falso ataque. E vale destacar que as duas partes, a teórica e a prática, foram abertas à participação dos técnicos e dos árbitros e se desenvolveram com muita interatividade”.

Concluindo o Credenciamento dos Árbitros, o Aspirante a Árbitro Continental Marcos Wilson foi empossado como Secretário da Comissão de Arbitragem, que, além do sensei Gilmar Dias, ainda conta com os senseis Augusto Eduardo Ramos (Árbitro Internacional FIJ A), Chuno Wanderlei Mesquita (Árbitro Internacional FIJ A), Marcelo José Colona (Árbitro Internacional FIJ A), e Bruna Neves Medeiros (Árbitra Continental FIJ B).

A temporada de 2024 da FJERJ terá início no fim de semana dos dias 16 e 17 de março com o Torneio de Abertura.

Deixe uma resposta