Curso de Formação de Oficiais Técnicos da FJERJ recebe 84 inscritos

Evento foi realizado no último domingo, 10 de março, no Jequiá Iate Clube, com a condução do Coordenador Diogo Ferreira
* por Diano Massarani

A máxima de que um faixa preta deve ser um faixa preta dentro e fora dos tatames foi mais uma vez levada ao pé da letra pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro. No último domingo, 10 de março, a Federação promoveu, no Jequiá Iate Clube, o Curso de Formação de Oficiais Técnicos, evento que contou com a presença de 84 candidatos a receber a faixa preta em 2024. Coordenador de Oficiais Técnicos da FJERJ, Diogo Ferreira comentou sobre os objetivos do curso:

“De certo modo, o curso pode ser visto como mais uma etapa do processo de outorga de faixas, para além daquelas promovidas pela Comissão de Graus. Nosso objetivo principal é preparar os candidatos para atuarem como oficiais técnicos em eventos de Judô, tornando-os capacidados para organizar competições internas em suas próprias academias, por exemplo”, explicou o faixa preta 3º Dan Diogo Ferreira, que completou detalhando os tópicos de sua apresentação:

“Na parte teórica do curso, enfatizamos os tipos de chaveamento que existem, a operação dos placares, a dinâmica de funcionamento da área de competição e dos bastidores, as diferenças entre os segmentos de alto rendimento e o Circuito Hajime, a utilização dos sistemas integrados como a plataforma Zempo. Nesta parte, também trabalhamos muito com o aspecto histórico da organização das competições, explorando a evolução dos métodos e as diferenças do passado para o presente”.

A parte prática do curso será levada a cabo ao longo do ano, com os candidatos sendo convocados para atuar nos eventos da FJERJ. A temporada de 2024 do Judô Rio começa no próximo fim de semana, dias 16 e 17 de março, com o Torneio de Abertura, na Arena da Juventude.

Deixe uma resposta