Encontro da Kodokan do Japão e do Brasil e kodanshas do Rio reafirma FJERJ como órgão oficial do judô no Estado

Diretor de graduação do Instituto fundado por Jigoro Kano afirmou que Brasil e Japão caminham juntos na missão de promover o judô e seus valores


O Instituto Kodokan é o berço do judô, 1ª escola do Caminho Suave, fundada em 1882 pelo mestre Jigoro Kano, o criador do Judô. Até hoje, o Instituto Kodokan atua na promoção do judô como um caminho para formação de judocas e pessoas melhores, preservando as tradições, os valores e a filosofia do judô. Na última terça-feira, 05/03, os sensei Isao Matsui, diretor do departamento de Graduação do Instituto Kodokan, e Kenichi Shoshida, diretor do departamento internacional do Kodokan, estiveram no Rio de Janeiro visitando as sedes da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Eles também se encontraram filiados ao Time Judô Rio, reafirmando que a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) é o único órgão no Estado reconhecido como capaz de graduar judocas. A agenda foi solicitada especialmente pelo Presidente Jucinei Costa ao Presidente da Kodokan do Brasil, Daniel Dell’Aquilla, que gentilmente atendeu. Mais de 50 professores Kodanshas, integrantes da Comissão de Graus da FJERJ e coordenadores de núcleos regionais participaram do encontro no auditório do Centro de Treinamento do COB (Parque Aquático Maria Lenk).

“O encontro foi um sucesso, falou-se sobre a história do judô, do processo de graduação criado pela Kodokan, que hoje todo mundo acompanha. Muito importante para nós reunirmos nossos grandes nomes, que puderam estar participando desse momento histórico do judô brasileiro, estreitando a relação com o judô japonês. Estivemos muito bem representados por todos os nossos verdadeiros faixas-pretas”,”, disse, empolgado, Jucinei.

“Essa foi uma ação muito importante, visto a tradição que é a Kodokan no meio do judô. Ter dois membros deles no nosso país com o objetivo de chancelar as nossas graduações não só nos envaidece, como também aumenta a nossa responsabilidade. Esse abraço que o COB e o seu presidente Paulo deram a essa visita nos possibilitou a oportunidade de oferecer ao professorado do Rio de Janeiro esse momento ímpar”, disse o Presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges.

Os professores Isao Matsui e Kenichi Shoshida desembarcaram no Brasil na última sexta-feira, 1º de março. Eles tiveram a oportunidade de avaliar um grupo de 21 professores brasileiros indicados por uma comissão formada por membros do Conselho de Graduação da CBJ e por membros do departamento de Kata do IKB. A Kodokan poderá deferir ou indeferir a solicitação, mas não baixar a graduação atual dos candidatos. Caso o pedido seja deferido, eles terão as graduações homologadas diretamente pelo Instituto Kodokan. A expectativa é que esses professores certificados possam espelhar essa ação no Rio de Janeiro.

“Também abrimos a possibilidade de que os professores da Kodokan do Brasil possam avaliar também os nossos professores aqui, para certificá-los com Certificado deles. Seria uma ligação direta ao Instituto Kodokan do Japão e mostra o peso da instituição. Além de tudo, isso permitiria termos acesso a todo o material da Kodokan do Japão”, completou o Presidente da FJERJ.

“Essa iniciativa demonstra a seriedade e excelência com que o judô é trabalhado no Brasil”, afirmou Paulo Wanderley.

Depois de sua agenda, o sensei Isao Matsui, diretor do departamento de Graduação do Instituto Kodokan, afirmou que “Brasil e Japão caminham juntos na missão de promover o judô e seus valores”.

E esse também é o papel FJERJ, guardiã dos verdadeiros faixas-preta.

Deixe uma resposta