FJERJ apoia Projeto Falcão de inclusão social através do Judô

Projeto da Equipe Judô RS Brasil em parceria com a CRIMAP conta com uma conceituada equipe multidisplinar dedicada a crianças e adolescentes com necessidades especiais

Na teoria, o Judô talvez seja a modalidade esportiva com maior potencial para incentivar a inclusão social em todas as dimensões. Na prática, porém, medidas concretas precisam ser adotadas para transformar todo esse potencial inclusivo do Judô em realidade. É neste sentido que a Federação tem o orgulho de chancelar e apresentar aos seus afiliados o recém-criado Projeto Falcão, que nasceu em 2022 visando a inclusão social de crianças e adolescentes com necessidades especiais.

“É uma parceria muito positiva. Desde o começo da nossa gestão, temos um foco muito grande nos segmentos de ‘Judô Para Todos’, Paralímpico e, mais recentemente, no Surdolímpico. Nosso objetivo é sempre incentivar que todos os amantes da modalidade possam praticá-la num ambiente livre de qualquer preconceito, e a adesão ao Projeto Falcão caminha neste sentido”, disse Jucinei Costa, presidente da FJERJ, que firmou o apoio do Time Judô Rio à iniciativa há cerca de um mês.

Por sua vez, ao comentar a origem do projeto, Edison Falcão classificou o papel da Federação como fundamental: “Desde a idealização do Projeto Falcão foi entendido que a chancela da FJERJ daria corpo, credibilidade e alcance a nível de todo o Estado. É necessário ainda destacar que o Presidente da FJERJ, Jucinei Costa, tem, em sua longa caminhada no Judô, um histórico de luta pela inclusão e vem realizando em sua gestão uma série de eventos e ações de inclusão para pessoas com necessidades especiais”.

Em sua nobre missão, o Projeto Falcão conta com a parceria da CRIMAP (Clínica de Reabilitação Integrada Manuel Arthur Peixoto) e uma conceituada equipe multidisciplinar que trabalha diariamente para ensinar os fundamentos do Judô em um ambiente envolto em leveza e alegria: “O Judô permite o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, perspectiva, lateralidade, ambidestria, coordenação, entre outras. As crianças matriculadas no Projeto Falcão têm aulas lúdicas de Judô, recebendo, de acordo com suas características particulares, um contato maior com os princípios e técnicas tradicionais. As aulas são supervisionadas e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar composta de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e professores que são inscritos na FJERJ”, explicou Falcão.

Para conhecer mais sobre o Projeto Falcão, visite o Instagram: @projetofalcao_. O agendamento das aulas pode ser feito através do Whatsapp no telefone: (21) 997518918.

Deixe uma resposta