De faixa verde a kodansha, treinamento de Kata reúne mais de 40 judocas

Evento ocorreu no último domingo, na sede do Instituto Reação, com participação de integrantes da Comissão Estadual de Graus
* por Diano Albernaz Massarani

Desenvolver e incentivar a prática do Judô em todas as suas dimensões é a missão que move a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ). Mas para que esta missão traga benefícios para a comunidade do Judô Rio, ações são necessárias. Ações como o Treinamento de Kata realizado no último domingo, 21 de junho, com a presença de mais de 40 judocas, desde faixa verde até kodansha. O evento foi organizado pela nova Coordenadora de Kata da Federação, a sensei Anne Campos (Keiko Fukuda Escola de Judô), com auxílio das sensei Iris Liers (Keiko Fukuda Escola de Judô) e Fabiola Sampaio (Judô Comunitário Instituto Reação).

“A prática dos Kata garante que todos os fundamentos e a origem do Judô sejam preservados”, contou a sensei Anne Campos: “O Judô Rio já é consolidado como uma potência, uma referência, no Judô de competição e randori. Queremos trazer esse protagonismo também para o Kata, e a FJERJ tem contribuído com suporte e oportunidades para que isso aconteça. A comunidade do Judô Rio tem muitos apaixonados pela prática e pelo estudo dos Kata, e nossa a intenção é somar forças para trazer cada vez mais adeptos”.

As atividades, que começaram de manhã e se alongaram até o turno da tarde, incluíram Nage-no-kata, Katame-no-kata, Ju-no-kata, Kime-no-kata e Kodokan-Goshin-Jutsu, com os participantes pondendo escolher o kata de preferência para fazer o treinamento. Vale destacar a participação sempre valiosa nas atividades de membros da Comissão Estadual de Graus como os sensei Chuno Mesquita (Associação Mesquita de Judô, 8°dan), Társis Melo (Judô Clube Oswaldo Simões, 6° dan), Lúcio Ayres (Sabbatini Judô Leblon, 5° dan) e Ricardo Toshiaki (Judô Clube Ren-Sei-Kan, 4° dan).

Deixe um comentário