Judô Rio prestigia Dia da Imigração Japonesa no Brasil
Vice-presidente da FJERJ, Jeferson Vieira participou de evento organizado pelo Consulado do Japão no Museu Histórico Nacional
* por Diano Albernaz Massarani
Sendo uma prática com raízes japonesas e significativo florescimento em solo brasileiro, o Judô é um símbolo dos laços culturais que unem o Japão e o Brasil. Há mais de 60 anos contribuindo para estreitar esta relação, a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) honrou o convite feito pelo Consulado do Japão e esteve presente, por meio do vice-presidente Jeferson Vieira, no evento que celebrou o Dia da Imigração Japonesa no Brasil, realizado no dia 23 de junho, no Museu Histórico Nacional.
“É uma honra para a Federação ser lembrada em um momento tão relevante para a história da relação entre Brasil e Japão, através do convite feito pelo Cônsul-Geral do Japão, Takashi Manabe”, contou o sensei Jeferson Vieira: “Independente do alcance global que hoje possui, o Judô segue fortemente conectado à tradição japonesa. A Federação tem a missão de incentivar a prática do Judô em todas as suas dimensões – educacional, filosófica e esportiva –, sendo, portanto, essencial estarmos continuamente compartilhando experiências e conhecimentos com a comunidade japonesa. Essa aproximação contribui para mantermos vivos entre nós os valores que acompanham o Judô desde as suas origens no Japão, como cortesia, coragem, autocontrole, respeito e, principalmente, que o desenvolvimento individual seja sempre colocado em prol do bem comum”.
Durante o evento, o sensei Jeferson Vieira teve a oportunidade de confraternizar com os sensei Paulo Wanderley Teixeira e Kenji Sato, respectivamente presidente e diretor-geral da Confederação Brasileira de Judô.
