Com organização da FJERJ, cerca de 700 judocas disputaram 36º Intercolegial

Visando proteger a integridade física dos estudantes, competição foi dividida entre Federados e não-Federados. Santa Mônica foi o grande campeão, conquistando seis das 10 categorias possíveis

Foi realizada no último final de semana, no Centro de Treinamento de Deodoro, a competição de judô do 36º Intercolegial. A competição foi realizada pela FJERJ, em apoio a Abadai, empresa responsável pela organização da competição estudantil, idealizada pelo jornal O Globo e apresentada pelo Sesc. Foram cerca de 700 judocas de 56 escolas em ação.

“Foi um evento feito com muita garra, visto que a organização teve dificuldades de encontrar patrocinadores. O jornal O Globo fez um esforço muito grande para não acabar com essa tradicional competição. E a FJERJ fez tudo o que estava ao seu alcance para realizar o torneio da melhor maneira possível”, disse Jucinei Costa, presidente da FJERJ.

O forte calor que fez no Rio de Janeiro no final de semana atrapalhou um pouco a realização do evento que, por outro lado, não teve registro de lesões graves como vinha acontecendo em anos anteriores. Muito disso se deve ao formato que divide atletas Federados, mais acostumados com competições de nível técnico elevado e que treinam com frequência em suas academias, e não-Federados, estudantes que estão começando sua caminhada esportiva. Vale ressaltar que essa mesma divisão é feita por diversos esportes além do judô, como futsal, basquete, vôlei e handebol.

“A divisão entre Federados e não-Federados feita pela organização do Intercolegial visando justamente a integridade física dos estudantes-atletas, após análise dos scouts dos anos anteriores. O judô, por ser um esporte de contato, tem um risco alto de lesões e, felizmente, na edição de 2018 não tivemos nenhum incidente deste tipo”, disse Cláudio Rodrigues, diretor-técnico da FJERJ.

“A Federação tem o compromisso de divulgar e difundir o judô em todas as suas vertentes, mas não abriremos mão da responsabilidade de preservar a longevidade dos nossos jovens atletas, garantindo um processo a longo prazo”, completou Jucinei.

Regulamento – 36º Intercolegial

Diante de um público próximo de duas mil pessoas, foram distribuídas 501 medalhas, sendo 135 de ouro aos vencedores. Campeão de seis das dez categorias, o Santa Mônica Centro Educacional (SMCE) foi o maior vencedor, seguido pelo GEO Sócrates, com dois títulos. Com uma equipe de 120 estudantes, a escola inscrita por sua unidade de Cascadura ganhou as seis categorias federadas (jovem, livre e por equipe, tanto masculinas, como femininas) e ficou ainda com um segundo lugar: jovem não federado feminino.

“Resultado excelente, afinal, ganhamos a competição e todas as seis disputas federadas. Nossos alunos treinam duas horas e meia em dois dias da semana. Isso sem contar que muitos também praticam em academias, por fora, além de outros eventos esportivos, o que lhes dá muita experiência”, disse José Antônio Rangel de Moura, técnico responsável pelo judô do SMCE, lembrando que vários dos seus alunos treinam em Deodoro, uma das bases do Instituto Reação, ao qual pertencem a maioria dos atletas do Santa Mônica.

Escola de maior crescimento do 36° Intercolegial, o GEO Doutor Sócrates não deixou a peteca cair e se consolidou como segunda força nos tatames. A escola da rede pública, que fica em Guaratiba, faturou a categoria jovem não federada masculina por equipe e a jovem não federada feminina, além da prata jovem não federada feminina por equipe e o bronze jovem não federado masculino. Os GEOs Juan Samaranch, de Santa Teresa, e o Félix Venerando, do Caju, ganharam as categorias jovem não federada feminina por equipe e jovem não federada masculina, respectivamente. O primeiro ainda faturou dois segundos lugares e um terceiro e o segundo, uma terceira colocação.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/intercolegial/with/44878312084/

Deixe uma resposta