Com 116 instituições inscritas, Judô se torna a modalidade mais popular do Intercolegial 2018

Na 36ª edição dos jogos, a arte do “Caminho Suave” desbancou o futsal, que liderou durante muitos anos

O judô sempre ostentou tradição elevada no Intercolegial, atingindo números expressivos de inscrições. Na 36ª edição dos jogos, entretanto, a arte do “Caminho Suave” se tornou o esporte com mais equipes inscritas. Com 116 escolas disputando vagas na fase final da competição, desbancou o futsal, que liderou durantes muitos anos e, em 2018, chegou a 114 postulantes às 72 vagas da modalidade.

Para o presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, Jucinei Costa, esse crescimento do judô no Intercolegial se dá pela disposição cada vez maior das federações e dos professores de inserir o judô nas escolas. E não só como parte da educação física, mas como uma disciplina específica.

“A gente tem uma iniciativa junto com a Associação de Judô do Japão, que está fazendo uma aproximação com a CBJ (Confederação Brasileira de Judô), e temos tentado trazer o judô como um esporte a ser incluído nas escolas. Essa mobilização da federação é muito forte e fundamental para a gente tentar incentivar esse tipo de procedimento. Na verdade, queremos o judô como uma matéria escolar mesmo. Além da educação física, teríamos o judô por tudo aquilo que a disciplina do judô proporciona”, disse Jucinei, que acrescentou que a evolução em competições internacionais estudantis também influenciou nesse crescimento no Intercolegial.

“E outro fato que a gente vê também é a possibilidade de ter hoje algumas competições internacionais na faixa etária estudantil, e a CBJ tem incentivado bastante as federações para promover cada vez mais o desporto escolar. Então, a gente tem aproveitado essa carona das competições internacionais para poder incentivar a participação do judô na escola”.

Jucinei também ressaltou que a união com o Intercolegial possibilitou a utilização de materiais e equipamentos do judô nas escolas. “Essa parceria da federação do judô com o intercolegial já é bastante antiga, se não me engano desde o início das primeiras edições já existia essa aproximação. Então, eles utilizam esses equipamentos nas escolas também, é muito importante”.

Na edição de 2017 do Intercolegial, 750 atletas de 58 escolas participaram das disputas do judô. Quem levou a melhor foi o Santa Mônica Centro Educacional, com seis títulos nas oito categorias. A expectativa é que, neste ano, mais atletas participem das lutas que estão marcadas para o dia 20 de outubro.

Deixe uma resposta