CBJ anuncia primeira edição do Nacional de Judô Funcional para outubro e novembro

Encontro marcado para o dia 28 de outubro. É nesta data, o Dia Mundial da modalidade, que, não por acaso, a Confederação Brasileira de Judô começa a realizar a primeira edição do Campeonato Nacional de Judô Funcional. De maneira online, com cada um direto de suas casas, os judocas executarão exercícios técnicos somados a movimentos calistênicos, tudo numa batalha que terá o relógio como principal adversário. O Time Judô Rio, é claro, participará. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Brasil de Judô, no Youtube.

A competição começa em outubro, mas navega por todo o mês de novembro. Ao todo, serão quatro semanas de disputas: sempre às terças, quartas e quintas-feiras. A decisão está marcada para o dia 19, Dia da Bandeira do Brasil. Será um campeonato democrático também nas faixas de idade, desde o sub-13 até o Veteranos.

“Em 2020, o esporte precisou se reinventar e encontrar caminhos seguros para manter toda sua cadeia estrutural ativa. É neste contexto que nasce o Nacional de Judô Funcional, em formato de competição inédito na história da Confederação Brasileira de Judô, que une o mundo real e o virtual, mobilizando judocas de todo o Brasil por meio das plataformas digitais. Um novo jeito de fazer o que sempre fizemos: Judô”, declarou o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges.

“O objetivo do Nacional de Judô Funcional é unir e mobilizar toda a comunidade do Judô por meio de uma competição transmitida de forma online, promovendo o engajamento e a interação entre todos os envolvidos com a modalidade”, explicou Thiara Bertoli, gestora Técnica e de Eventos Nacionais da CBJ. “Neste momento difícil imposto pela pandemia do COVID-19, com a contribuição de todos, chegamos a uma nova forma de fazer Judô, em nossas casas, até o momento de podermos estar todos juntos novamente no tatame”, complementou.

O Nacional de Judô Funcional vem na sequência do 1º Campeonato Estadual de Judô Funcional do Rio de Janeiro, realizado pela FJERJ com sucesso. Como disse na ocasião o vice-presidente Leonardo Lara falou sobre como há a necessidade de movimentar a comunidade de judô mesmo em períodos como esse.

“Estamos tendo um desafio de realizar um evento em que nós não tínhamos a expertise para que nossa comunidade não ficasse parada. Temos o objetivo de classificar nossos atletas para o Campeonato Nacional. Foi uma iniciativa fantástica da CBJ, trabalhando o judô de uma forma diferente e mobilizando toda a comunidade. E em breve vamos realizar o segundo módulo do nosso curso de graduação. Agradeço a todos nossos parceiros pelo apoio na realização desse evento”, disse.

Competição será realizada de maneira totalmente online (Foto: CBJ)

Entenda o formato de disputa

O Judô Funcional nasceu no contexto da pandemia do novo coronavírus no Brasil e tem como referência os métodos de treinamentos solitários – tandoku renshu – única forma encontrada pelos judocas para manterem a forma física e técnica em meio às restrições do distanciamento social necessário ao combate à COVID-19.

Nos confrontos, os atletas, separados de acordo com suas classes de idade e categoria de peso, realizam, dentro de um período de tempo pré-estabelecido, uma série de movimentos constituídos por um exercício funcional (abdominal, polichinelo, prancha, etc) combinado com a execução de uma técnica de Judô de forma individual. Não existe qualquer contato entre os participantes, como acontece no judô tradicional.

Os movimentos serão analisados por uma banca composta por três árbitros e será declarado vencedor do duelo o atleta que realizar o maior número possível de combinações corretas dentro do tempo estabelecido previamente pela organização.

As inscrições para o Nacional de Judô Funcional estão abertas pelo Zempo até às 16h (horário de Brasília) do dia 19 de outubro de 2020.

Federações realizam suas etapas seletivas para Nacional de Judô Funcional

Buscando voltar à ativa e selecionar os judocas que irão representar seus estados na disputa nacional, as Federações filiadas à CBJ vem se engajando na novidade e realizando os campeonatos funcionais estaduais.

As Federações de Alagoas; Amapá; Bahia; Goiás; Minas Gerais; Pará; Paraíba; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; e Santa Catarina já finalizaram suas etapas locais e selecionaram seus representantes. Estão em andamento os estaduais do Amazonas, Ceará, Espirito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo.

INSCREVA-SE NO CANAL BRASIL JUDÔ

OUTLINE E PROGRAMAÇÃO – NACIONAL DE JUDÔ FUNCIONAL 

REGULAMENTO – NACIONAL DE JUDÔ FUNCIONAL

*Com informações do Judô Brasil

Deixe uma resposta