Bem-vindos! Rio de Janeiro volta a receber Campeonatos Brasileiros

Pela primeira vez desde os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Rio de Janeiro será sede de uma grande competição de âmbito nacional: a última vez havia sido em 2013. Brasileiros Sub-15 e Sub-18 estão marcados para os dias 2, 3 e 4 de agosto, na Arena da Juventude, Deodoro

O Rio de Janeiro vai voltar a ser o centro do judô nacional! Os Campeonatos Brasileiros das classes Sub-15 e Sub-18 serão realizados nos dias 2, 3 e 4 de agosto, na Arena da Juventude, em Deodoro. A decisão é fruto de uma parceria entre a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro e a CBJ.

Será o primeiro grande evento nacional realizado no estado desde os Jogos Olímpicos Rio 2016 e o primeiro Campeonato Brasileiro organizado pela FJERJ em 13 anos – uma vez que o Sub-23 de 2013 foi, naquela oportunidade, um evento-teste do Campeonato Mundial.

O presidente da FJERJ, Jucinei Costa, explicou a importância central pela qual o Rio de Janeiro entendeu que era fundamental organizar os eventos.

“Depois de cerca 12 anos a FJERJ assume a condução de Campeonatos Brasileiros. Ano passado nós realizamos o Campeonato Brasileiro Regional como projeto para podemos trazer um Brasileiro para o estado do Rio de Janeiro, aproveitando as instalações olímpicas, um legado deixado pela Rio 2016. Será muito positivo contar com esses dois Campeonatos Brasileiros, algo que vai nos permitir a utilização da mesma estrutura para ambos, beneficiar os atletas do Rio de Janeiro, por estarem em casa, e trazer para o judô do estado um evento de grande porte”, comentou.

“É o grande desafio. Como são dois eventos, é necessário ter atenção e empenho redobrados porque queremos realizar um grande evento, grande espetáculo para receber as federações coirmãs. A FJERJ está empenhada em fazer um grande evento e muito feliz por essa parceria com a CBJ”, completou.

O Brasileiro Sub-18 terá ainda uma importância decisiva, uma vez que distribui os últimos pontos no Ranking Nacional que define os convocados para a disputa do Campeonato Mundial Sub-18, marcado para setembro no Cazaquistão.

Junto à competição, também serão realizados os treinamentos de campo dos atletas das categorias. Iniciativa das gestões das Categorias de Base e de Eventos Nacionais da CBJ cujo objetivo é promover o intercâmbio técnico entre atletas e treinadores de diversos estados brasileiros.

“Nós percebemos que os treinamentos de campo nacionais integrados às competições que fizemos há alguns anos foram uma ferramenta muito forte e eficiente no processo de descentralização dos resultados internacionais das seleções de base. Criar essa oportunidade de intercâmbio entre atletas de diferentes estados é muito importante para seguirmos fomentando o judô em todo o território nacional e não apenas nos grandes centros”, destacou Marcelo Theotônio, gestor das Categorias de Base da CBJ.

CBJ destaca: Atletas e técnicos terão passagens aéreas custeadas pelo Programa de Apoio às Federações

Cada seleção estadual classificada para as disputas dos Brasileiros Sub-15 e Sub-18 terão direito a passagens aéreas para cinco atletas e um técnico ou técnica custeadas pela CBJ por meio do Programa de Apoio às Federações.

“É uma grande satisfação para a CBJ dar continuidade ao PAF em 2019 e reiniciar o programa de treinamentos de campo integrados aos Brasileiros. Dessa forma, reafirmamos nossa vontade de trabalhar para fazer mais e melhor pelo judô nacional”, destacou o presidente Silvio Acácio Borges.

Desde 2011, a CBJ investe diretamente nas Federações estaduais cerca de 2 milhões de reais por ano por meio do PAF, que além de distribuir equipamento técnico para realização de competições (tatames, televisores, computadores, etc) custeia também passagens aéreas para atletas e técnicos participarem dos Campeonatos Brasileiros das cinco classes de idade (Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21 e Sênior).

Além disso, o PAF contribuiu também para a capacitação de profissionais do esporte, promovendo cursos e seminários sobre o sistema Zempo, plataforma digital de gestão de eventos e pessoas da CBJ, além do Curso Nacional de Capacitação para Técnicos de Judô. Em duas edições, o CNCTJ contemplou 78 professores de 26 estados brasileiros.

Em 2019, além das passagens aéreas para atletas e técnicos, o PAF financiará as despesas de até 21 árbitros por evento nacional. E ainda, disponibilizará o seguro de vida e de acidentes pessoais para atletas, técnicos e árbitros durante o período de cada evento do calendário de 2019.

Ainda no presente ano, o PAF concederá a cada Federação, um kit de materiais e equipamentos eletrônicos para duas (2) áreas de competição. Os estados brasileiros receberão também o servidor ZEMPO. Com isso, as Federações poderão realizar as competições de forma integrada com a plataforma de gestão da CBJ, aumentando a qualidade e padrão dos eventos estaduais de todo Brasil.

Deixe uma resposta