Victor Penalber cai na preliminar no Mundial e Judô Rio terá David Moura como último representante
Pesado vai em busca de medalha na próxima quarta-feira, 26. Na disputa por equipes mistas, Judô Rio terá Tamires Crude, Rafaela Silva e o próprio David, fechando o Mundial na próxima quinta, 27
Os três judocas que representaram o Brasil no quarto dia do Campeonato Mundial de Baku, no Azerbaijão, neste domingo, 23, não avançaram ao bloco final de disputas por medalhas. O único representante do Judô Rio em ação foi Victor Penalber que estreou com vitória por ippon (2 waza-ari) sobre o marroquino Achraf Moutii, mas parou na segunda rodada diante do uzbeque Sharofiddin Boltaboev. Cada atleta levou duas punições e, num contra-ataque, Penalber foi projetado e imobilizado pelo uzbeque.
“Eu tive bastante dificuldade na pegada, mas a luta estava bem equilibrada. Errei no final e aí faltavam cinco segundos, não tinha muito o que fazer. A luta com esse estilo de judô (do uzbeque) é bastante enroscada. Eles vão para dividir posição e o brasileiro gosta de lutar na distância para entrar o golpe. Esse encurtamento estava me dificultando para fazer as entradas e eu comecei a arriscar também”, disse Penalber.
Além dele, o Brasil teve Ketleyn Quadros (63kg) que também parou na segunda rodada, e Yudi Santos (81kg) que chegou até às oitavas-de-final, mas caiu ante o campeão mundial de 2017, Alexander Wieczerzak, da Alemanha. Nesta segunda, será a vez de Maria Portela (70kg) e Rafael Macedo (90kg) e na terça, Mayra Aguiar (78kg).
Na quarta, 26, o Judô Rio será representado por David Moura, que vai em busca de ouro, aproveitando a ausência do octacampeão mundial Teddy Rinner. O atleta do Instituto Reação espera o vencedor de Liam Park (AUS) e Bekmurod Oltiboev (UZB). Além dele, o Brasil terá os pesados Rafael Silva, Maria Suelen Altheman e Beatriz Souza em ação no mesmo dia.
O Mundial Baku 2018 chega ao fim na quinta-feira, 27, com a disputa por equipes mistas. O Judô Rio terá Tamires Crude, Rafaela Silva e David Moura em ação também nesse dia. O Brasil espera o vencedor de China e Cuba para o primeiro confronto.