Time Judô Rio terá 44 atletas Seletiva Nacional de Judô – Projeto Paris 2024, que começa nesta segunda
Competição reunirá cerca de 200 atletas, nos dias 26 e 27 de junho, no ginásio do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, em busca de entrar na zona de investimento da CBJ
A quarta etapa do CBI: Seletiva Nacional – Projeto Paris 2024 reunirá a elite do judô brasileiro nas próximas segunda, 26, e terça, 27, no ginásio do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Entre os inscritos estão 44 integrantes do Time Judô Rio, sendo 23 homens e 21 mulheres, de quatro diferentes clubes: Flamengo, Instituto Reação, Instituto Santa Cruz e Umbra-Vasco. A competição tem expectativa de receber cerca de 200 atletas de 49 clubes e, mais uma vez, oferecerá aos campeões a tão sonhada oportunidade de representar o Brasil no Circuito Mundial de Judô.
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) colocou entre os destaques da competição dois judocas do Time Judô Rio. Jéssica Pereira, que desceu de categoria, indo do -57kg para o -52kg, e Marcelo Gomes (-90kg), bronze no Grand Prix da Áustria, em maio.
“Em minha primeira seletiva olímpica desta categoria (-90kg), integrei a seleção brasileira de judô, sendo um dos atletas mais novos com apenas 21 anos. Ano passado, no campeonato mundial, pude manter minha permanência na seleção brasileira sendo a segunda melhor campanha do masculino no mundial, ficando em 7º lugar. Agora, busco a manutenção da minha permanência, tendo medalha do Circuito Mundial este ano e estando entre os 30 melhores do mundo”, disse Marcelo.
“Minha expectativa é muito boa para essa seletiva, pois venho de treinos e competições ótimas. O Flamengo e toda comissão técnica vem agregando muito em todo meu desenvolvimento para eu alcançar os melhores resultados. Nada é certeza no judô, mas o que eu posso garantir e que darei o meu melhor sempre. Uma vez Flamengo, Flamengo até morrer”, completou.
“Meu peso estava baixo, eu não perdia peso para lutar o 57kg. Junto com a comissão técnica do Reação, analisamos a possibilidade de baixar para o 52kg e, vendo que era viável, decidimos tentar a mudança de categoria”, comentou Jéssica, para concluir: “A expectativa de todo mundo sempre é ganhar a competição e claro que a minha também. Treinei e me preparei muito bem. Estou me sentindo bem, consegui descer bem o peso. Agora é esperar a pesagem e fazer uma boa competição”.
CONFIRA ABAIXO A LISTA DE TODOS OS ATLETAS DO TIME JUDÔ RIO INSCRITOS NA SELETIVA:
MASCULINO
60kg
José Ayrton Lima (Instituto Reação)
Ryan da Conceição (Instituto Reação)
Vinicius Gabriel Cerqueira (Umbra-Vasco)
66kg
Caio Kiwada (Instituto Reação)
73kg
Gabriel Falcão Lira (Instituto Reação)
81kg
Antônio Medeiros Neto (Instituto Reação)
Caique Silva (Instituto Reação)
Kauan Jorge Santos (Flamengo)
Pedro Medeiros (Umbra-Vasco)
90kg
Cauã Galdeano (Instituto Reação)
Cleyanderson Silva (Flamengo)
Jesse James Barbosa (Umbra-Vasco)
Marcelo Gomes (Flamengo)
Renan Furtado (Instituto Reação)
Rodrigo Menezes (Instituto Reação)
100kg
André Humberto (Instituto Reação)
Caio Silva (Flamengo)
Daniel Nazaré (Flamengo)
Matheus Abreu (Instituto Reação)
+100kg
Gabriel Santos (Instituto Reação)
Matheus Roque (Instituto Reação)
Ruan Silva (Instituto Reação)
Yuri Santos (Umbra-Vasco)
FEMININO
48kg
Eduarda Francisco (Instituto Reação)
Laís Paixão (Instituto Reação)
Mariana Nunes (Instituto Reação)
Rafaela Batista (Instituto Santa Cruz)
52kg
Ana Beatriz Correia (Flamengo)
Jéssica Pereira (Instituto Reação)
Joana Maia (Instituto Reação)
Maria Eduarda Silva (Flamengo)
Thayná Lemos (Instituto Reação)
Yasmim Lima (Instituto Reação)
57kg
Thayane Lemos (Instituto Reação)
63kg
Luana Costa (Instituto Reação)
Maria Eduarda Diniz (Flamengo)
Tamires Crude Silva (Instituto Reação)
70kg
Danielle Karla Oliveira (Flamengo)
Erika Ferreira (Instituto Reação)
Gabrielle Ferreira (Instituto Reação)
Luana Carvalho (Umbra-Vasco)
78kg
Laislaine Rocha (Instituto Reação)
Samanta Soares (Instituto Reação)
+78kg
Giovanna Santos (Flamengo)
Atletas dispensados
Outros dois atletas do Time Judô Rio, Rafaela Silva (57kg/Flamengo) e João Cesarino (+100kg/Instituto Reação), estão dispensados de disputar a Seletiva porque participaram do Campeonato Mundial Sênior 2023 e permanecem na zona de investimento da CBJ.
Programação
Na segunda-feira (26), primeiro dia de competição, lutam todas as categorias masculinas, enquanto na terça-feira (27), lutam as femininas. Os combates estão previstos para iniciarem às 9h (horário de Brasília), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. A entrada para o público é gratuita.
Para quem não conseguir comparecer ao ginásio, o Canal Brasil Judô, no YouTube, fará a transmissão ao vivo de todos os combates nos dois dias de competição.
+PROGRAMAÇÃO COMPLETA E REGULAMENTO
O CBI: Seletiva Nacional – Projeto Paris 2024 é realizado pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes e Esporte Clube Pinheiros.