Time Judô Rio realiza curso para o Departamento Técnico
Curso de capacitação e padronização para os profissionais do Departamento Técnico aconteceu no sábado, dia 19, e reuniu cerca de 25 pessoas, de forma online e presencial
O sábado, dia 19, reuniu muita informação e novidades para os profissionais do Departamento Técnico da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro. O Time Judô Rio realizou o curso de capacitação e padronização do departamento técnico de todo o estado do Rio. O objetivo do evento, ministrado por Claudio Rodrigues, gestor de eventos da FJERJ, é uniformizar e capacitar as ações das equipes que participam das competições do Judô Rio.
Ao todo, cerca de 25 pessoas participaram do curso de forma online e presencial. O presidente da Federação, Jucinei Costa, convidou os coordenadores e seus assistentes dos Núcleos Regionais para participar do credenciamento, com o objetivo de compartilhar as informações e capacitar as equipes do interior.
A maior novidade para as próximas competições será a pesagem antecipada da Classe Sênior nos núcleos regionais, uma demanda antiga dos atletas do interior.
“Agora a Classe Sênior do circuito estadual terá sua pesagem antecipada, para ajudar os atletas do interior que muitas vezes precisavam sair muito cedo para se pesar na manhã das competições. Vamos implementar a pesagem antecipada nessa categoria com o intuito de ajuda-los, pois ao pesá-los na noite anterior – entre 19h e 21h30 – eles não precisam mais vir com horas de antecedência. O projeto piloto na classe adulta quer fortalecer os judocas do interior, uma vez que era algo que gerava queixas. Por isso foi feita essa capacitação para o departamento técnico, uma vez que há uma forma padrão de pesar, com a nomenclatura correta, com dispositivos de câmera filmando a balança no momento da pesagem”, explica Claudio.
Além da capacitação para a pesagem antecipada, outros assuntos relevantes foram pauta do credenciamento, como sistema de apuração, desenvolvimentos de súmulas com repescagem, fluxo de competição, premiação, entre outros. A abertura do evento contou com a participação do presidente da FJERJ, Jucinei Costa, do vice-presidente Jeferson Vieira e do diretor técnico Leonardo Lara.
“O curso foi uma novidade para os núcleos regionais, e foi feito com o objetivo de conseguir em algumas horas capacitar um grupo de pessoas para apoiar e aprimorar os eventos no interior do Estado”, finalizou Claudio.